Resumo

Título do Artigo

QUEM ME ENSINA A ENSINAR? ATIVIDADES PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Exercício da Docência
Preparação
Programas de Pós-graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Fabiana Frigo Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Antonio Nadson Mascarenhas Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba - Jardim Botânico
3 - Romualdo Douglas Colauto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciências Contábeis
4 - Flaviano Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

O professor é considerado um mediador de conflitos, aproximando alunos e instituição de ensino, como se fosse uma espécie de tecelão de significados, que articula conteúdo e contextos orienta caminhos, narrativas e projetos pessoais. Diversas pesquisas têm discutido o papel do professor na formação de professores em cursos de nível superior, estando, principalmente, atreladas à pouca ou nenhuma formação docente de professores de nível superior, advindos, em sua maioria, de cursos bacharelados.
O estudo busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais atividades de ensino e aprendizagem estão sendo desenvolvidas no stricto sensu para o exercício das atividades docentes? Consequentemente, o objetivo do estudo é identificar quais atividades de ensino e aprendizagem são desenvolvidas na pós-graduação stricto sensu em contabilidade e administração para o exercício das atividades docentes.
Diversas são as atribuições dos docentes, pois além do planejamento das aulas, estes profissionais devem possuir técnicas que são vistas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem e como tal é necessário um preparo didático dos futuros docentes. Silva e Ramos (2017) reforçam a necessidade de reflexões sobre a profissionalização docente em espaços institucionais de formação, defendendo que o ambiente da pós-graduação stricto sensu é um excelente espaço de reflexões sobre temáticas referentes à formação didática e pedagógica.
Para a operacionalização da pesquisa procedeu-se o desenvolvimento de um instrumento que visava capturar as atividades de ensino e aprendizagem para o exercício da docência desenvolvidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade e administração, cuja validação ocorreu a partir de 54 respondentes de programas de pós-graduação pertencentes à área de negócios, com exceção daqueles em administração e contabilidade. Após, fez-se a aplicação da pesquisa, obtendo-se 244 respostas a partir de alunos de 167 programas de pós-graduação em contabilidade e administração.
Os resultados indicam que os programas de pós-graduação em contabilidade e administração têm apresentado e desenvolvido poucas metodologias utilizadas para o exercício da atividade docente a seus estudantes, sendo elas, principalmente, as abordagens que fazem referência à reflexão. Adicionalmente, percebe-se uma possível supervalorização do aspecto avaliativo e uma sinalização de baixa preparação do desenvolvimento de habilidades de inclusão para os alunos de mestrado e doutorado por parte dos programas de pós-graduação analisados.
Com relação à preparação docente, é relevante que os programas de pós-graduação desenvolvam outras competências além dos aspectos avaliativos. Preparar o futuro professor para gerenciar conflitos entre os alunos, bem como desenvolver atividades que tornem a disciplina acessível a todos os discentes independente de suas limitações de aprendizagem parece ser muito pertinente e necessário. Nesse sentido, as metodologias de inclusão tornam-se elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sala de aula mais inclusiva.
BUFF, A. Enjoyment of learning and its personal antecedents: Testing the change–change assumption of the control-value theory of achievement emotions. Learning and Individual Differences, v. 31, 2014. KERR, D. S.; SMITH, L. M. Attributes and techniques of highly effective accounting educators: a multinational study. Advances in International Accounting, v. 16, p. 123-138, 2003. SILVA, F. F.; RAMOS, K. M. da C. Pós-graduação stricto sensu em Administração: profissionalização para o magistério superior em questão. Revista De Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, n. 6, p. 76-80, 201