Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO: O COMITÊ DE MULHERES EMPREENDEDORAS DA ACI-NH/CB/EV
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Palavras Chave

Motivações
Barreiras
Facilitadores

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Rosane Fontoura Machado
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Câmpus II
2 - MARIA CRISTINA BOHNENBERGER
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus !

Reumo

Estudos sobre empreendedorismo apontam a constante participação da mulher na criação e gestão de novos negócios no Brasil. Consequentemente, esse crescimento da presença feminina nas atividades empreendedoras contribui para o crescimento econômico regional e nacional. Em virtude disso, o assunto torna-se relevante no sentido de informar, preparar e conectar as empreendedoras, entendendo as possíveis motivações que levam a empreender e alguns desafios relacionadas a gestão, planejamento e demais demandas que o negócio próprio exige.
O problema que será abordado neste estudo é: quais as motivações, as barreiras e facilitadores na carreira empreendedora das mulheres que participam do Comitê de Mulheres Empreendedoras da ACI-NH/CB/EV? Este trabalho tem por objetivo analisar o empreendedorismo feminino a partir da perspectiva do Comitê de Mulheres Empreendedoras (ACI-NH/CB/EV), analisando os fatores que levaram à ação de empreender por parte destas mulheres que formam parte de uma rede de contato.
Grande parte das mulheres é motivada a empreender pela necessidade de realização e frustração de um emprego que não lhe permite o desempenho e o crescimento pessoal e profissional (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009; MACHADO, ST-CYR; MIONE; ALVES, 2003). Entretanto, enfrentam desafios de um ambiente precário em políticas governamentais, capacitação, infraestrutura, burocracia (BOAS; DIEHL, 2012) e barreiras no acesso a recursos financeiros (ALPERSTEDT; FERREIRA; SERAFIM, 2014). Entre os facilitadores estão as lições aprendidas com experiências anteriores e rede de contatos (BOAS; DIEHL, 2012).
A metodologia da pesquisa quanto aos objetivos é descritiva e os procedimentos técnicos para coleta de dados foram a entrevista e o questionário. O comitê é formado por um conjunto de onze mulheres, destas dez responderam o questionário e três participaram das entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa, para os dados coletados por questionário, e qualitativa, com análise de conteúdo dos dados coletados nas entrevistas. Para a análise os dados foram agrupados conforme as principais dimensões deste estudo (motivações, barreiras e facilitadores).
As principais motivações para empreender foram: transformar a paixão em profissão, identificação de uma oportunidade de mercado, ganhar mais dinheiro, entre outros. As principais barreiras foram: carga tributária, falta de tempo para a família ou empresa e instabilidade financeira. Importante destacar que o preconceito em relação ao ingresso no mercado de trabalho como empreendedora não foi significativo para este grupo. Os facilitadores para empreender mais citados foram: a experiência anterior, apoio de empreendedores e familiares e as características pessoais.
As mulheres deste estudo empreenderam pelo desejo de transformar uma paixão em profissão. Identificam como principais barreiras as cargas tributárias e a instabilidade financeira e relatam que contam com o apoio de seus familiares para a condução dos seus empreendimentos. Importante destacar que os resultados se limitam à amostra contemplada no estudo, que se caracteriza por ter um grau de formação elevado, pois todas possuem, no mínimo, curso superior.
ALPERSTEDT, G.; FERREIRA, J.; SERAFIM, M.. Empreendedorismo feminino: dificuldades relatadas em histórias de vida. Revista de Ciências da Administração: Universidade Federal de Santa Catarina. vol. 16, n. 40, p. 221-234, BOAS, Andréa; DIEHL, Bruna Villas Boas. Elas empreendedoras. São Paulo, SP: Prol Editora Gráfica, 2012 HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2009. MACHADO, Hilka Vier; ST-CYR, Louise; MIONE, Anne; ALVES, Marcia C.. O processo de criação de empresas por mulheres. RAE eletrônica, vol. 2, n. 2, p. 0-0, 2003.