Resumo

Título do Artigo

HABILIDADE E COMPETÊNCIAS DO CONTADOR: comparativo entre as demandas do mercado e a formação acadêmica.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mercado de Trabalho
Ensino Superior
Profissional Contábil

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - THALES RIBEIRO HENNIG
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Clóvis Antônio Kronbauer
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo
3 - Wenyka Preston Leite Batista da Costa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A educação superior deve alinha se com as necessidades do mercado de trabalho e a formação de cidadãos protagonistas responsáveis pelo contexto social e econômico. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior (IES) capacitam indivíduos além do mercado de trabalho para o exercício de profissões, contribuindo com o crescimento da sociedade (ARAUJO, 2012). Assim, identificar as competências exigidas do profissional pelo mercado de trabalho torna-se essencial para mensurar o saber acadêmico e a prática cotidiana.
Questão de pesquisa: Quais são as competências requeridas do contador pelo mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre – RS? Sendo assim, o estudo objetiva descrever as competências requeridas do contador pelo mercado de trabalho da referida região.
Marion (2009) retrata a gama de possibilidades que o profissional pode ter atuação em empresas, em IES, autônomo, ou em órgãos públicos, ressalta-se ainda, que para cada ramificação pode existir outras especializações, aumentando sua progressivamente. Dada à abrangência de atuação, é compreensível que haja preocupação por parte das universidades, empresas e sociedade quanto à qualidade da sua formação. Mondardo, Cittadin e Ritta (2011) explicam que o profissional contábil deve ter preparo e conhecimentos essenciais ao desenvolvimento profissional, desde a formação acadêmica.
A pesquisa classifica-se quanto aos objetivos com descritiva (SILVA; MENEZES, 2001), quanto aos procedimentos como documental e de campo (SEVERINO, 2010), tendo abordagem do problema qualitativa e quantitativo (RAUPP; BEUREN, 2006).
Objetivando melhor compreensão dos resultados, optou-se por dividir as análises em três tópicos, sendo estes: análise das grades curriculares, competências requeridas pelo mercado de trabalho Versus competências desenvolvidas Pelas IES e competências requeridas pelo mercado de trabalho versus competências desenvolvidas pelas ies versus percepções dos coordenadores de curso.
Na análise das ofertas públicas de emprego, constatou-se que as competências requeridas com maior frequência dos contadores pelo mercado de trabalho são: Experiência Profissional; conhecimentos em Legislação e Contabilidade Tributária; conhecimentos e habilidades em Tecnologia da informação; conhecimentos em Legislação e Contabilidade Societária. Em contraponto, pela análise da distribuição média das cargas horárias das disciplinas, as IES priorizam conhecimentos em Legislação e Contabilidade Societária; Administração, Economia e Finanças; Contabilidade Gerencial e Gestão Empresarial.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003 MONDARDO, M. J.; CITTADIN, A.; RITTA, C. de O. R. O perfil do egresso do curso de ciências contábeis da UNESC: uma análise comparativa entre as exigências do mercado de trabalho, as expectativas dos acadêmicos e as características desejadas pelo curso. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANÇAS. Florianópolis: UFSC, 2011. PIRES, C. B. OTT, E.; DAMACENA, C. A formação e a demanda do mercado de trabalho do contador a região metropolitana de Porto Alegre - RS. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 7, 2010.