Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES ENTRE DETERMINANTES GERENCIAIS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Determinantes Gerenciais
Inovação
Micro e Pequenas Empresas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA/MPGOA

Reumo

Estudos acadêmicos têm se detido a investigar o uso de inovações em pequenas empresas (BITTAR; DI SERIO; VASCONCELLOS, 2018; CARVALHO et al., 2015; NÉTO;) e seus fatores determinantes (HA et al., 2018). Entretanto, os resultados da influência dos determinantes sobre as inovações são tomados de forma agregada e, como chamam a atenção Vasconcelos e Oliveira (2018), conquanto haja estudos que enfoquem inovações e aspectos gerenciais em Micro e Pequenas Empresas (MPE), as conclusões pouco avançam na compreensão de como os elementos de gestão interagem entre si e influenciam as inovações.
O problema de pesquisa foi expresso em foram questão da seguinte forma: quais variáveis inerentes a cada determinante estão mais relacionadas aos tipos de inovação a serem explorados em MPE? O objetivo central do artigo, portanto, consiste em analisar as relações entre inovações tecnológicas e variáveis inerentes aos determinantes gerenciais em MPE.
Decisões estratégicas que conduzam à melhoria da imagem e da reputação e criação de novas oportunidades de negócios, por um lado, e os impactos das atividades empresariais sobre a sustentabilidade, por outro, têm incluído discussões a respeito do papel das inovações para o alcance destes objetivos (MOORI; SHIBAO; KIMURA, 2016; FROEHLICH; BITENCOURT, 2015). Ademais, pesquisas confirmam a utilização da inovação como estratégia de diferenciação da organização, chamando a atenção para a necessária integração entre inovação e a estratégia do negócio (SARQUIS et al., 2017).
A pesquisa foi desenvolvida por meio de um levantamento realizado em uma amostra de 243 unidades selecionadas aleatoriamente de um universo de 560 micro e pequenas empresas do Estado da Paraíba. Inicialmente, mediante revisão bibliográfica, foram identificadas variáveis independentes e agrupadas em cinco constructos que representam os Determinantes Gerenciais das Inovações. As variáveis dependentes, por sua vez, foram congregadas em dois constructos: inovações de produto e inovações de processo. Para a análise dos dados foram adotadas estatísticas descritivas e correlações estatísticas.
Embora se tenham constatadas relações significativas entre inovações tecnológicas e determinantes gerenciais (responsabilidade social, administração estratégica, práticas de gestão de pessoas, clima organizacional e relacionamentos com os clientes), os resultados desagregados chamam a atenção para o fato de que cada variável presente nos cinco constructos influencia os tipos de inovação de forma distinta. Os achados demonstraram, contudo, que, independente do constructo, as variáveis de gestão apresentaram maiores coeficientes de correlação com as inovações de processo na amostra considerada.
As evidências sugerem que existam certas oportunidades de melhoria em fatores relacionados à gestão nas MPE investigadas e que os gestores entendem os empregados também como fontes de ideias para inovações e valorizam o compartilhamento de informações e conhecimentos entre eles e a liderança. Todavia, na medida em que os empresários, de forma predominante, não investem regularmente em capacitação de pessoal, verifica-se uma incongruência entre estes últimos propósitos.
BAYARÇELIK, E. B.; TAŞEl, F.; APAK, S. A research on determining innovation factors for SMEs. Procedia – Social and Behavioral Sciences, n. 150, p. 202-211, 2014. HA, S. T.; CHIUN LO, M.; MOHAMAD, A. RAMAYA, T. Determinants of Innovation Performance among SMEs: Moderating Effect of Entrepreneurial Orientation. Global Business and Management Research, v. 10, n. 2, p.241-252, 2018. VASCONCELOS, R. B. B.; OLIVEIRA, M. R. G. Determinantes da Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Uma Abordagem Gerencial. Revista de Administração de Empresas, v. 58, n. 4, p. 349-364, 2018.