Resumo

Título do Artigo

EDUINBLOCKS: Protótipo de plataforma blockchain orientada para gestão educacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Base Nacional Comum Curricular
Gestão Escolar
Blockchain

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - MARIA DA CONCEIÇÃO LEAL CARVALHO RODRIGUES
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Fortaleza-CE
2 - Heber Jose de Moura
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Nonato Rodrigues de Sales Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - CSHNB

Reumo

No decorrer do processo evolutivo educacional percebe-se a necessidade de customização da educação a fim de trazer ao aluno a possibilidade de ter suas características individuais respeitadas, realizando registros que vão além de quantificar de 0 a 10 sua evolução escolar. Fazendo o uso da tecnologia blockchain, propomos uma plataforma para gestão escolar que considera os registros de habilidades e competências dos alunos no decorrer da sua vida escolar.O blockchain é uma tecnologia básica que tem o potencial de moldar, significativamente, a paisagem educacional do futuro.
O Blockchain é uma tecnologia emergente, usada pela primeira vez para registrar as transações da criptomoeda Bitcoin, usando hardware especializado para construir uma cadeia de dados criptográficos de tamanho considerável, impedindo a violação de dados de usuários, este tipo sistema é flexível, seguro e resiliente devido à sua capacidade de armazenamento e compartilhamento de recursos em escala global. A plataforma denominada Eduinblocks foi desenvolvida com a tecnologia Blockchain e baseia-se nos conceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As instituições de ensino brasileiras normalmente mantêm os registros de curso concluídos dos alunos, em sua maioria, ainda em arquivos impressos. Em raros casos, essa atividade é realizada por meio de bases de dados digitais estruturadas apenas para serem acessadas pela equipe de uma instituição.Nesses casos, os alunos podem ter acesso a esse banco de dados externo e a seus dados de maneira restrita e protegida por senhas, apenas para visualizar ou imprimir seus registros de notas e frequência. O aluno por sua vez encontra inúmeras barreiras para transferências.
O sistema possibilitaria a classificação e crédito do ensino médio do mundo analógico e físico para uma versão globalmente eficiente, simplificada e onipresente, baseada na tecnologia blockchain. As classificações seriam balizadas pela BNCC, o aluno poderá efetivamente customizar sua educação, com a possibilidade de cursar os itinerários formativos propostos pela Base Nacional em diversas instituições de forma concomitante.
Com base no conceito de habilidades e competências estabelecidos pela nova BNCC propomos uma plataforma baseada em blockchain, chamada Eduinblocks. Ela constitui um sistema de registro de habilidades, competências além das vivências dos discentes do ensino médio. A plataforma possibilita o registro simultâneo por instituições de ensino diversas e acompanhamento do aluno de maneira descentralizada e confiável. É capaz de oferecer um histórico unificado para estudantes e instituições de ensino, bem como para outros interessados ​​potenciais, como empresas.
A plataforma é um primeiro passo em direção a uma forma mais transparente e tecnologicamente avançada de sistemas de gestão escolar para o ensino médio. A plataforma Eduinblocks representa um procedimento inovador, onde os professores de várias instituições poderão validar o histórico escolar do aluno, de forma que as características individuais sejam valorizadas, possibilitando uma gestão escolar eficiente e simplificada.