Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 SOBRE A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DAS DIFERENTES GERAÇÕES BRASILEIRAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
Sustentabilidade ambiental
Responsabilidade social

Área

Gestão Socioambiental

Tema

COVID-19 e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Eliana Andrea Severo
Centro Universitário UniFBV/Wyden - Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE)
2 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

A Pandemia do Coronavírus 2019 (COVID-19) vem impactando a sociedade mundial, nos aspectos econômicos, ambientais, sociais e na qualidade de vida das pessoas. A Pandemia revolucionou a assistência médica global de uma maneira sem precedentes, e com repercussões inimagináveis (Ambrosio et al., 2020). No Brasil, a Pandemia do COVID-19 surgiu em fevereiro de 2020, com maiores índices nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte. Neste contexto, várias medidas e protocolos foram adotadas pelo Ministério da Saúde, assim como pelos governos estaduais e municipais.
A problemática de pesquisa é traduzida pela seguinte questão de pesquisa: Qual o impacto da Pandemia do COVID-19 na consciência ambiental, consumo sustentável e responsabilidade social das diferentes gerações brasileiras? Perante o exposto, o estudo tem como objetivo analisar o impacto da Pandemia do COVID-19 sobre a consciência ambiental, o consumo sustentável e a responsabilidade social, das gerações brasileiras. Para tanto, foram formuladas cinco hipóteses de pesquisas analisadas sob a percepção de 3.047 pessoas de diferentes gerações (Baby boomers, X e Y) em todas as regiões brasileiras.
Sarkis et al. (2020), Cohen (2019) e Das et al. (2020) apresentam um novo elo existente, em que se abre uma janela de oportunidade para acelerar a consciência ambiental, perante a Pandemia do COVID-19, em direção a transições de sustentabilidade mais amplas. De acordo com Pirouz et al. (2020b), no que se refere ao período da Pandemia, o desenvolvimento sustentável é considerado um conceito e solução-chave na criação de um futuro promissor para as sociedades, onde o consumo sustentável deverá passar pelas políticas globais, assim como mudou a consciência social das pessoas (Orcutt et al., 2020)
O método utilizado neste estudo tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva (Hair Jr. et al., 2013), por meio de uma survey, com a percepção das Gerações Baby boomers, X e Y, sendo 3.047 pessoas de diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte). A amostra é classificada como não probabilística, por conveniência (Hair Jr. et al., 2013). A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário. Para a análise de dados utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Modelagem de Equações Estruturais.
As cinco hipóteses de pesquisa foram confirmadas no estudo. Destaca-se que na H2 a relação (Pandemia do COVID-19 e Consciência Sustentável) COV->CS (SE=0,909), e na H1 a relação (Pandemia do COVID-19 e Consciência Ambiental) COV->CA (SE=0,861), apresentaram resultados como uma relação de alta intensidade. No entanto, a H3 que avalia a relação (Pandemia do COVID-19 e Responsabilidade Social) COV->RS (SE=0,370) apresenta uma relação de intensidade moderada. A Geração Baby boomers demonstrou comportamentos socioambientais diferentes, ou seja, com uma intensidade menor da influência da Pandemia.
Os achados da pesquisa, por meio dos testes de hipóteses, comprovam que as gerações estão sensibilizadas no que se refere a CA, o CS e a RS, os quais recebem importantes influência da situação causada pela Pandemia do COVID-19 (COV), confirmando todas as hipóteses de pesquisa. Outro importante achado da pesquisa está na identificação de que a Geração X percebe com mais intensidade a influência da Pandemia sobre o CA, CS e RS, o que é um dado otimista, pois na maioria dos casos, são os responsáveis pela formação pessoal e profissional das novas gerações, pois ocupam cargos de gestão e educação.
Das, O., Neisiany, R. E., Capezza, A. J., Hedenqvist, M. S., Försth, M., Xu, Q., Lin, J., Dongxiao J. & Ramakrishna, S. (2020). The need for fully bio-based facemasks to counter coronavirus outbreaks: A perspective. Science of The Total Environment, 736, 139611. Pirouz, B., Haghshenas, S. S., Pirouz, B., Haghshenas, S. S., & Piro, P. (2020a). Development of an assessment method for investigating the impact of climate and urban parameters in confirmed cases of covid-19: a new challenge in sustainable development. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(8), 2801.