Estratégias de Marketing
Agua mineral
Padre Cícero
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Rodrigo Oliveira Pimentel UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte - CE
2 - Halana Adelino Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Antonio Messias Valdevino UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
4 - Jannsen Santana ESCP Business School - Paris - França
5 - Beatriz Gondim Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Administração
Reumo
Este caso para ensino trata-se de uma narrativa com enredo fictício, baseado em fatos reais, relatando a trajetória de lançamento e comercialização da garrafa de água mineral no formato do Padre Cícero produzida pela Água Mineral Fonte Azul. Ao longo do caso são apresentados os desafios de produção e comercialização do produto, assim como as estratégias adotadas pela organização.
O caso apresentado discute a criação, produção e comercialização de produto, assim sua utilização é recomendada em disciplinas que abordem Marketing em seu escopo. Sua aplicação pode ser realizada em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu). As discussões em torno do caso podem contemplar as seguintes temáticas:
Ambiente de Marketing
Marketing Mix
Desenvolvimento/design de produtos
Estratégias de comunicação
Inovação em marketing
Para a elaboração do caso, utilizaram-se dados coletados de fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram obtidos em entrevistas com roteiros semiestruturados, entre os meses de setembro e outubro de 2018, com os dirigentes da Fonte Azul (proprietários e gerente de produção) e com o ecônomo da Diocese do Crato (Ceará). Como medida de preservação de identidade, foram adotados nomes fictícios para os proprietários, o ecônomo e a empresa. Os dados secundários foram utilizados com o intuito de compreender a organização e o produto em análise.
O caso apresentado discute a criação, produção e comercialização de produto, assim sua utilização é recomendada em disciplinas que abordem Marketing em seu escopo.
COUTINHO, A. R.; LUCIAN, R. A Importância dos Atributos Visuais da Embalagem Para a Tomada De Atitude Do Consumidor. GESTÃO. Org: Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 13, 2015.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do composto de marketing. 3 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2006.