Resumo

Título do Artigo

DESDOBRAMENTOS DA IMAGEM DO DESTINO NAS LENTES DA GASTRONOMIA
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Palavras Chave

Turismo
Imagem dos Destinos
Gastronomia

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Pablo Henrique De Oliveira Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE

Reumo

Experimentar coisas novas e vivenciar momentos não podem ser testados antecipadamente (PETROCCHI, 2004). Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, mais as ações de marketing (GANDARA, 2008). Essa imagem muitas vezes é variável de acordo com o conhecimento do turista a respeito do destino. Baseado na necessidade de debater à imagem da gastronomia nos destinos turísticos, procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte. Sendo escolhida para essa pesquisa devido sua riqueza cultural e reconhecimento gastronômico.
Com base na busca pelo entendimento da imagem dos destinos, esse trabalho se ocupará em entender, como a gastronomia se revela na imagem de Belo Horizonte? Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. Contudo faz-se necessário o entendimento da relação entre as motivações turísticas e a imagem de destino.
Para o cumprimento do objetivo proposto, será feito um estudo do que se entende atualmente por imagem dos destinos turísticos e sobre Turismo Gastronômico. A respeito da imagem dos destinos diversos autores entendem a importante influência que a imagem de um destino possui na tomada de decisão do turista de escolher sua próxima viagem, também concordam com a complexidade da formação da imagem de um destino, por ser um processo multidimensional, eles entendem que muitas das vezes o destino não é percebido da forma que é divulgado, por isso seu estudo deve fazer parte do planejamento turístico.
Considerando o objetivo desta pesquisa, entender a importância da imagem da culinária para os turistas de Belo Horizonte, utilizou-se de uma pesquisa descritiva, pois foi necessário estabelecer relações entre variáveis. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, onde utilizou-se de uma entrevista estruturada a partir de um survey online, que segundo Babbie (2001) pode ser usado vantajosamente com outros métodos como a técnica projetiva escolhida para incorporar essa pesquisa, já os dados qualitativos foram analisados a partir do método de análise de conteúdo.
Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132 válidas e dentro do perfil buscado, que são não moradores, tenham elas já visitado Belo Horizonte ou não. Na seção de perguntas abertas, tanto os indicadores da pergunta que se referia a imagem de Belo Horizonte quanto a imagem da gastronomia da cidade, apresentaram grande divergência nas respostas dos grupos dos que já visitaram a cidade e os que não visitaram, destacando-se a cultura boêmia da cidade, na técnica projetiva ambos os grupos destacaram o pão de queijo como maior associação a imagem da cidade.
A pesquisa atingiu principalmente jovens e adultos do Sul, Sudeste e Nordeste. Com relação a imagem de Belo Horizonte, pode se perceber frequente associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boemia de Belo Horizonte, retratado principalmente pelo Mercado Central, Bares e Botecos. Com relação a gastronomia da cidade, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais do que por pratos propriamente ditos.Tais indicações demonstram que a gastronomia é sim uma importante imagem associada a Belo Horizonte.
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994. G NDARA, José Manoel Gonçalves. A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, v. 16, n. especial, 2008. PETROCCHI, M. Marketing para destinos turísticos. São Paulo: Futura, 2004. SANTANA, L. D; GOSLING, M. S. Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasil. Revista Turismo em Análise - RTA.São Paulo, 2018.