Resumo

Título do Artigo

Contribuições teóricas para a reordenação do Status da Cachaça Mineira
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cachaça de Alambique
Status
Trabalho Institucional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - Daniel Calbino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Sete Lagoas
2 - Valéria Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - THATIANA STACANELLI TEIXEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

O estudo do status tem sido um dos objetos de investigação das ciências sociais com uma agenda de pesquisa consolidada sob a ótica sociológica. Na área de Administração, o status ganhou força ao constatar que a análise da sua dinâmica poderia explicar os impactos causados nas organizações. Ainda que o campo registre significativas contribuições para o estudo das organizações, uma das lacunas teóricas trata-se das explicações de como o status emerge e se institucionaliza em grandes campos institucionais.
Vista tradicionalmente pela baixa qualidade, até o começo de 1980 a cachaça de alambique tinha o foco em atender as classes C e D, representando um baixo valor agregado entre os destilados. Após um conjunto de esforços institucionais realizados por uma rede de atores mineiros, a bebida modificou de qualidade, elevando-se a um patamar de alto prestígio social. No bojo desse cenário, a questão central que orienta o estudo visa compreender como se deu a reordenação do status da cachaça realizada em Minas Gerais, ao longo de quatro décadas?
Do ponto de vista teórico propõe-se analisar a experiência da reordenação do status da cachaça mineira a partir da ótica do trabalho institucional. Formulada por Lawrence e Suddaby (2006), Lawrence et al. (2009; 2011) e Lawrence, Leca e Zilber (2013), a abordagem do Trabalho Institucional consiste no esforço em promover a criação, manutenção e disrupção de instituições. A escolha da teoria permite a compreensão dos fenômenos relacionados à mudança institucional com foco nas práticas empregadas pelos atores do campo.
Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, recorreu-se aos dados de quatro décadas (1982-2020) de trabalho institucional no ramo da cachaça mineira. As informações foram coletadas através de pesquisas documentais e entrevistas e tratados pela temática de conteúdo.
A partir da articulação de um grupo heterogêneo de atores foi possível registrar como a dinâmica do status foi mudando ao longo do tempo. As práticas exercidas requereram dos atores não apenas esforços pessoais nas rotinas do campo, mas o envolvimento em ações mais amplas, como mudanças nos níveis políticos e culturais.
Evidenciou-se que o trabalho institucional de criação, realizado por atores do ramo da cachaça, modificou o status da bebida por meio do deslocamento de uma posição de baixo prestígio social para se tornar uma referência na qualidade do destilado nacional e internacionalmente.
Lawrence, T., & Suddaby, R. (2006). Institutions and institutional work In S. Clegg., C. Hardy., T. Lawrence., & T Nord. Handbook of organization studies, (2 ed, pp. 215-254). Sage Publications. Lawrence, T., et al. (2013). Institutional Work: Current research, directions and overlooked issues. Organization Studies, 34(8), 1023-1033. Lawrence, T., et al. (2009). Theorizing and studying institutional work. Cambridge: University Press. Lawrence, T., et al. (2011). Institututional work: Refocusing institutional studies of organization. Journal of Management Inquiry, 20(1), 196-214.