Resumo

Título do Artigo

Uma Análise dos Fatores de Influência do Processo de Compartilhamento de Conhecimento em Clusters: O Caso do Cluster Automotivo Sul Fluminense
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cluster
processo de compartilhamento de conhecimento
fatores de influência

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - MARIA CLARA RIBEIRO PORTILHO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
2 - Marco Antonio Conejero
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - VAD-ICHS
3 - Eduardo Roque Mangini
IFSP - Insitituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus São Roque

Reumo

No nível de clusters, o conhecimento criado pelos indivíduos amplia-se interorganizacionalmente, cristalizando-o como parte da base de conhecimento da rede (FAGGION; BALESTRIN; WEYH, 2002). Assim, uma das vantagens do cluster está baseada no quanto o conhecimento é partilhado e nos mecanismos que permitem sua disseminação (FIORAVANTI, 2017). Tendo em vista a multiplicidade de fatores relacionados ao fenômeno, esse trabalho visa responder como diferentes fatores de influência direcionam o processo de compartilhamento de conhecimento no estudo de caso do Cluster Automotivo Sul Fluminense (CASF).
Problema: Como os fatores de influência direcionam o processo de compartilhamento de conhecimento em cluster? Objetivo: Analisar os fatores de influência do processo de compartilhamento de conhecimento no Cluster Automotivo Sul Fluminense (CASF).
A revisão teórica se dá em três subcapítulos: A definição de cluster, utilizando-se o conceito elaborado pelo SEBRAE (2002); Os conceitos que envolvem o compartilhamento do conhecimento e governança em clusters, destacando-se o trabalho de Tallman et al. (2004); E os Fatores de influência no processo de compartilhamento de conhecimento dentro de duas perspetivas: (a) identificar quais são os fatores de influência (HOFFMANN; LOPES; MEDEIROS, 2014; FIORAVANTI; 2017); (b) categorizar esses fatores a respeito do efeito que exercem (facilitador, inibidor e obstáculo) (PAULIN; WINROTH, 2013).
Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem predominante qualitativa e aplicada quanto a sua natureza. Seus procedimentos técnicos se organizaram em duas etapas: pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que abrangem a temática de clusters e compartilhamento de conhecimento; e um estudo de caso, que utilizou de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A análise de conteúdo se deu com o auxílio do software ATLAS.ti 8 Windows, tendo sido posteriormente realizada a triangulação teoria/caso/teoria com os dados encontrados.
A partir da problemática proposta pelo trabalho, foi possível pela análise do CASF, contextualizá-lo de acordo com os fundamentos definidos de cluster, apresentar os tipos de conhecimento compartilhados por eles e observar como atuava cada fator de influência do processo de compartilhamento de conhecimento em cluster no CASF. Assim como foi possível descrever o fluxo do referido processo, destacando os atores envolvidos, as entradas, como ele ocorre, quando e qual saída ele gera.
Constatou-se que os mecanismos institucionais de governança desempenham papel relevante no processo interorganizacional de compartilhamento de conhecimento do CASF, uma vez que sistematiza as relações que envolvem o cluster. Além disso, verificou-se que a partir das interações entre os atores que dele participam, o cluster transforma, deliberada ou involuntariamente, o conhecimento individual em interorganizacional. Assim, essa estrutura cria um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimentos, em especial o tácito, que se transforma em um conhecimento próprio de rede.
FAGGION, G. A.; BALESTRIN, A.; WEYH, C. Geração de conhecimento e inteligência estratégica no universo das redes interorganizacionais. Revista Inteligência Empresarial, v. 12, p. 57-65, 2002. FIORAVANTI, A. D. PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM REDES INTERORGANIZACIONAIS: Uma análise do Parque Tecnológico de São José dos Campos. 2017. 230 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Paulista- UNIP. São Paulo. 2017.