Resumo

Título do Artigo

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Alimentos Orgânicos
Cadeias curtas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - HILDEBRANDO MAZZARDO MARQUES VIANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA - EA
2 - TANIA NUNES DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Adminsitração

Reumo

Um dos reflexos da crescente preocupação com a saúde, conscientização ambiental e sustentabilidade do planeta, se dá no aumento da busca e consumo de alimentos que tragam mais benefícios à saúde dos consumidores, produzidos com a menor agressão ao ambiente, representados normalmente pelos alimentos orgânicos. Essa pesquisa busca compreender como o conceito de sustentabilidade influencia a escolha dos canais de distribuição por parte dos produtores.
Em Porto Alegre os produtos orgânicos podem ser encontrados em vinte e duas feiras semanais, além dos canais supermercados, mercados e minimercados, lojas especializadas e plataformas baseadas na internet. Essa diversidade de canais, que reflete um maior consumo de alimentos orgânicos, é o que motiva a seguinte inquietação do estudo: como os envolvidos com a produção e comercialização de produtos orgânicos definem os canais de distribuição? O objetivo foi analisar a escolha pelos produtores dos diferentes canais de distribuição de produtos orgânicos, presentes na grande Porto Alegre.
- Conceitos acerca da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável - Descrição e conceito de cadeias agroalimentares curtas
Na primeira fase foi realizada pesquisa bibliográfica com análise de dados secundários; A segunda fase contou com 13 entrevistas semi estruturadas em profundidade.
As informações levantadas foram analisadas sem utilização de medidas ou inferências estatísticas, e baseado na revisão da literatura foram buscadas as respostas para a questão e objetivos.
A definição dos canais é um desafio aos produtores, além do esforço na produção, e uma série de decisões econômicas precisa ser tomada. As feiras, apesar de serem o canal preferido, já apresentam o atingimento do limite, por restrições logísticas. A pesquisa apontou que a sustentabilidade é um fator importante na seleção dos canais utilizados, e que sempre é levado em consideração.
BAZZANI, C. e CANAVARI, M. Alternative Agri-Food Networks and Short Food Supply Chains: a review of the literature. Economia agro-alimentare, 2013. DAUGVERNE, P. The problem of consumption. Global environmental Politics – MIT, n.10, May, p.28-29, 2010. ELKINGTON, John. Beyond Greening: Strategies for a Sustainable World. Harvard Business Review, v. 75, n.1, p. 66-76, 1997 ELKINGTON, John. Cannibals with Forks: The Triple Bottom Line of 21st Century Businnes. New Society Publishers, 2001. RENTING, H.; MARSDEN, T.; BANKS, J. Understanding alternative food networks: exploring the role of short