Resumo

Título do Artigo

A contribuição da Universidade na Composição do Sucesso Profissional: Análise da Relação Entre Cursar Uma Graduação e Obter Sucesso Profissional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sucesso Profissional
Universidade
Preparo Profissional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Caroline Cristina da Silva Santos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Centro
2 - Yan Miguel Lopes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

É de conhecimento geral que grande parte dos alunos que cursam uma graduação possuem altas expectativas quanto ao encaminhamento para o mercado de trabalho e o sucesso profissional, após finalizarem seus cursos. Melo e Borges (2007) evidenciaram que na maioria dos casos, há uma tendência do jovem continuar dependente financeiramente nos primeiros anos após o término da graduação, para posteriormente conquistar independência total da família. Tal realidade gera frustração naqueles que acreditavam que obteriam sua independência juntamente com o diploma da faculdade.
O conjunto de fatores relatados no artigo contribuem para que os alunos terminem sua graduação desempregados ou em empregos não relacionados à sua área de formação e nível escolar. Ao se deparar com a expectativa de sucesso profissional e a situação de desemprego/não atuação em sua área, o jovem recém-formado apresenta insatisfação quanto à sua formação profissional. Com base no exposto, levantou-se a seguinte pergunta de pesquisa: Cursar uma graduação contribui para o sucesso profissional? O artigo tem como objetivo geral identificar se a universidade contribui para o sucesso profissional.
Para compreensão total do presente artigo, houve a necessidade de apresentar os conceitos relacionados aos principais assuntos de análise. Tais quais: sucesso, sucesso profissional, satisfação profissional, o papel da universidade e do aluno no processo de composição do sucesso profissional, entre outros. Segundo Nuno Maia (2004) o sucesso apresenta “[...] dimensões que se estruturam entre o conseguir "ter" e o conseguir "ser", os significados que lhe são atribuídos estão ligados à ideia de ser capaz, conseguir, vencer, alcançar.”.
Para atender o objetivo de verificar se cursar uma universidade garante sucesso profissional, optou-se pela abordagem de pesquisa quantitativa. Além disso, utilizou-se a abordagem qualitativa de natureza exploratória para investigar quais eram os fatores que levam à insatisfação dos ex-alunos quanto à universidade tradicional. Em relação a natureza exploratória, foram utilizados estudos e obras que fundamentaram as reflexões acerca dos principais assuntos do artigo.
Foi identificado que a relação percebida entre a graduação e o sucesso profissional diverge entre dois grupos: o grupo 1 (composto por jovens), em sua maioria, acredita que não há garantia de sucesso profissional ao cursar uma universidade, enquanto o grupo 2 (composto por sêniores),em sua maioria, acredita que há garantia. Tal divergência pode ser justificada pelo fato de que o acesso à universidade aumentou, o que consequentemente aumenta a competitividade no mercado,dificultando o alcance à boas oportunidades. Já o grupo 2 enfrentou uma realidade diferente, em que o diploma era diferencial.
A análise do papel da universidade no processo de composição do sucesso profissional dos alunos comprovou que, de fato, a universidade precisa trabalhar em projetos que auxiliam os estudantes na preparação para o mercado de trabalho. Infelizmente, a realidade exposta na pesquisa (através da opinião dos entrevistados), comprovou que falta investimento por parte da faculdade em projetos voltados para preparo profissional.
BOYLE, Stephen; ABDULLAH. Factors influencing engagement with higher education pathway programs. Journal of Developing Areas, Nashville, volume 49, Nº.5, págs.169-182, 2015. BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, volume 36, Nº. 131, ISSN 1678-4626, junho de 2015. MAIA, N.; POESCHL, G. (1). Efeito do meio profissional nas representações do sucesso profissional. Psicologia, 18(1), 47-65.