Resumo

Título do Artigo

ORGULHO BRASILEIRO: a Natura internacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Internacionalização
Caso de ensino
Estratégia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Karine Kelly Santos da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Yákara Vasconcelos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Os modos de entrada utilizados pela empresa para se manter e crescer no mercado internacional devem ser examinados, assim como o contexto atual de pandemia. Baseado em dados e fatos reais, os discentes poderão analisar os primeiros contatos da Natura fora do mercado doméstico, a abertura de lojas em outros países, a compra de outras empresas internacionais de cosméticos, a criação da corporação Natura&CO e a sua maior aquisição no mercado internacional, a Avon e discutir as expectativas e os desafios que poderão surgir com a aquisição da Avon e a pandemia da COVID-19
● Entender o processo de internacionalização da Natura e relacionar às teorias de negócios internacionais; ● Analisar os desafios, oportunidades e estratégias no processo de internacionalização da Natura; ● Avaliar as estratégias e modos de entrada utilizados pela empresa para se manter e crescer no mercado internacional; ● Analisar a distância psíquica e responsividade da Natura; ● Compreender como a Natura pode enfrentar os impactos da COVID-19 para manter o processo de internacionalização.
Este caso foi elaborado por meio de informações retiradas dos sites das empresas citadas e artigos de jornais e revistas de negócios, a partir da análise qualitativa de dados secundários.
Administração Estratégica, Comércio Internacional e Negócios Internacionais.
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 12. ed. São Paulo: Cengage, 2018. ROOT, F. R. Entry strategies for international markets. New York: Lexington Books, 1994. KOVACS, E. P; MORAES, W. F. A. Modos de entrada e teorias de internacionalização: uma análise crítica. In: Cladea, 2005, Santiago de Chile. XL Asamblea Anual de Cladea, 2005.