Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INDÚSTRIA 4.0: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência Competitiva
Indústria 4.0
Análise Bibliométrica

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Yan Miguel Lopes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Roberto Ramos de Morais
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

As indústrias têm enfrentado transformações na última década, mudando drasticamente a maneira como as empresas negociam com seus clientes, bem como a forma como os produtos são desenvolvidos, fabricados e entregues (GERSCH; GOEKE, 2007). Neste ambiente, as empresas precisam saber usar essas tecnologias para alcançar índices de desempenho melhores que seus concorrentes (FRANK et al., 2019). No entanto, não basta a empresa estar atenta apenas ao concorrente, precisa focar no cliente, demografia, cultura, distribuidores, governo, tecnologia, entre outros (SHARP, 2009).
Diversos autores apontaram o uso de tecnologias da indústria 4.0 para melhoria nos processos operacionais da empresa, tal como Kaggerman et al. (2013) relatou que as tendências apontam cada vez mais a exigência de fábricas inteligentes. Admitindo o uso crescente de tecnologias da Industria 4.0 para o desenvolvimento de Inteligência Competitiva, surge uma questão: Qual é a incidência de artigos que relaciona Indústria 4.0 e Inteligência Competitiva? Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção científica que relaciona o construto Inteligência Competitiva com Indústria 4.0.
Em termos conceituais, Herring (1999) conceituou IC como um programa sistemático e ético para monitoramento, coleta, análise e gestão de informação dos competidores e todo o ambiente organizacional que possa afetar os planos, decisões e operação de uma determinada empresa. A combinação das tecnologias da Indústria 4.0 permite ganhos no desempenho dos negócios. Queiroz et al. (2019), em sua pesquisa, identificaram que o Big Data Analytics, Sistemas Ciberfísicos e Internet of Things são os pilares para os sistemas de inteligência.
A análise do número de publicações por ano demonstra uma clara tendência de crescimento exponencial das produções sobre Indústria 4.0 e Inteligência Competitiva. Os últimos 10 anos concentram 72% das publicações sobre o tema. Dentre os quatro periódicos com maior frequência de artigos publicados sobre o tema, três são da área de economia e finanças. Em relação a produtividade dos autores, percebe-se que a produção está dispersa, havendo apenas 11 autores com mais de um artigo e 331 com apenas um artigo. Quanto as palavras-chave predominantes, foram: “Industry” e “Economic”.
Analisando os resultados observa-se que os estudos que relacionam Inteligência Competitiva e Indústria 4.0 é crescente na literatura e que ainda há espaço para debate e desenvolvimento teórico justificado pelo baixo número de artigos publicados por cada autor. Além disso, a dispersão entre os periódicos de publicação e temas relacionados indica que não há um mainstream a ser seguido.
CALOF, J. L.; WRIGHT, S. Competitive intelligence: a practitioner, academic and interdisciplinary perspective, European Journal of Marketing, v.42, p.717-730, 2008. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016. SHARP, S. Competitive Intelligence Advantage: How to Minimize Risk, Avoid Surprises, and Grow Your Business in a Changing World. Nova Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2009.