Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM TRANSAÇÕES DE PAGAMENTO EM LARGA ESCALA: UMA APLICAÇÃO CONCEITUAL DO SISTEMA BLOCKCHAIN
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Blockchain
Bitcoin
Pagamentos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Fabio Romanin
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - Santo Andre
2 - Leandro Petarnella
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
3 - JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
4 - Alexandre Acácio de Andrade
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - SBC
5 - Sergio Goldman
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - Engenharia

Reumo

Atualmente a vida cotidiana desafiado as instituições a operar em uma nova lógica social chamada digital. Em decorrência disso, ela delineia inovações que se apresentam como disruptivas e acabam por promover mudanças cuja literatura ainda não se encontra repertoriada para o tratamento do assunto. Uma delas é o Blockchain e a inserção dos Bitcoins no sistema financeiro mundial que se firma, a partir da necessidade de se refletir e repertoriar as discussões sobre este assunto, como tema do presente trabalho.
O sistema financeiro mundial se encontra amalgamado em um modelo secularmente instituído. Frente a ele, o Bitcoin se firma como uma inovação para as operações hodiernas. Porém, ele possui algumas lacunas que impedem sua adoção em larga escala como, por exemplo, o anonimato das transações que se firma como um problema já que os usuários podem realizar operações utilizando pseudônimos. Frente a este problema levantou-se a questão: Quais seriam as premissas e os parâmetros para que o Bitcoin pudesse ser adotado em larga escala garantindo o anonimato do usuário nas transações de pagamento?
Este trabalho se fundamenta nas pesquisas de Ziegeldorf (2015) e Yli-Huumo et. al, (2016), que delineiam conceitualmente o Bitcoin e Koshy et. al. (2014), que refelte sobre o anonimato inerente ao Bitcoin e suas plataformas. Por meio do pensar de Nakamoto (2009) sobre as plataformas privadas de Blockchain e Christidis & Devetsikiotis (2019) sobre a sua estruturação em rede, reflete com Swan (2015) sobre as lacunas e as tensões da tecnologia e sua aplicação em sistemas de pagamento. Questiona com Antopoulos (2017) sobre a vulnerabilidade do referido sistema.
Os resultados apontaram que a velocidade de processamento das transações é um dos fatores limitantes do Blockchain para adoção em larga escala. Apontaram também que o anonimato também é um problema, já que no Blockchain apenas o pseudônimo tornando possível atividades criminosas quando pensado sob a ótica da integridade ou da reprodução de sistemas de pagamento. Assim, afirma-se que é essa a tensão entre a crescente popularidade das moedas virtuais e seu anonimato percebido como um problema único para os usuários e para os reguladores que buscam compreender os riscos inerentes ao seu uso.
O Blockchain pode assumir um papel importante na democratização das transações de pagamento a nível global. Todavia, seu potencial de uso é questionável, principalmente em transações que exijam agilidade no processamento e garantia do anonimato. Assim, as transações de pagamento dentro do formato Bitcoin ainda não pode ser implementada em larga escala devido a baixa escalabilidade e o tempo de processamento. Ainda: a adoção de empresas de mesclagem pode ser uma solução para esta questão e que superada essas barreiras, torna-se vantajosa a adoção dessa nova tecnologia nos sistemas de pagamento.
CHRISTIDIS, Konstantino; DEVETSIKOTIS, Michael., Blockchains and Smart Contracts for the Internet of Things. Department of Electrical and Computer Engineering: North Carolina, 2019. LAURENCE, Tiana. Blockchain for Dummies. John Wiley & Sons: White Paper, 2017. https://maltemoeser.de/paper/money-laundering.pdf. Acesso em 20 ago. 2019. YLI-HUUMO, Jesse; DEOKYOON, Ko; CHOI, Sujin; SOOYONG, Pio; SMOLANDER, Kevin. Where Is Current Research On Blockchain Technology? A Systematic Review. Journals Plo, n. 3, out., 2016.