Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS IMPLEMENTADAS E CONTEXTO: A INFLUÊNCIA DA CRISE PANDÊMICA (COVID-19) NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
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Palavras Chave

implementação de práticas RH
crise pandêmica e GERH
Contexto externo

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - Humberta Karinne da Conceição Santos Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
2 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA
3 - FILIPE TALAMONI FONOFF
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Administração
4 - Matthias Wegener
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Administração de Empresas
5 - Daniel Andere de Mello
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

O cenário turbulento em decorrência da Covid-19 tem um efeito cascata em uma série de atividades humanas. Nas organizações, essas condições sociais e culturais em transformação tem modificado a operacionalização do negócio, e facilitado a implementação de práticas de RH que visem neutralizar as possíveis ações negativas deste cenário. Pesquisas sobre sistema de RH têm sugerido que as práticas podem ser a solução para o aumento do desempenho das organizações tanto financeiramente como operacionalmente, inclusive, no contexto de crise (Marchington & Kynighou, 2012).
De acordo com Combs et al., (2006), as pesquisas precisam ser direcionadas para as perguntas-chave “por que” e “como” a relação HRM-performance ocorre. Guest & Bos-Nehles (2013) apontam que estudar o gerenciamento eficaz da implementação e seu contexto pode ser um meio para atingir esse fim. Logo, este trabalho tem como objetivo: identificar as práticas que estão sendo implementadas pelas organizações durante a pandemia da COVID-19; e avaliar as práticas que trouxeram retorno ao desempenho organizacional, conforme as percepções das empresas, sobre quais práticas permanecerão após a pandemia.
A julgar pelas pesquisas sobre a GERH, parece não haver dúvidas de que as empresas podem melhorar seu desempenho investindo em Human Resource Practices (HRPs) de alta qualidade. No entanto, cabe ressaltar que a implementação, apesar do que os gerentes acreditam, não ocorre de forma automática (Guest & Bos-Nehles, 2013). Em um contexto de crise, a implementação de práticas segue estágios diferentes, devido ao despreparo dos implementadores. HRPs implementadas de maneira inconsistentes com sua intenção inicial ou ainda quando não são implementadas geram consequências graves para as organizações.
Este estudo adotou a abordagem qualitativa - exploratória e fez uso da pesquisa bibliográfica e de estudos multicasos, advindo de uma pesquisa realizada pela FIA. As respostas foram tratadas por meio de técnicas de estatística descritivas e análise de conteúdo, usando como recurso o software Iramuteq. O Iramuteq consiste em um software gratuito, desenvolvido por Pierre Ratinaud, que permite fazer análises estatísticas sobre corpus textuais, e também análises mais avançadas, como Análise Fatorial de Correspondência (AFC), Classificação Hierárquica Descendente (CHD)(Silva, 2018).
O modo como as empresas respondem e/ou neutralizam as contingências vai depender do seu porte, do tipo de negócio, dos recursos internos disponíveis e do ambiente no qual está inserida. Pelas análises, observou-se que assumiam características voltadas a Cuidados, saúde e bem-estar e aspectos do Trabalho.Evidencia-se uma confluência entre os fatores externos e internos para atingir o êxito em suas iniciativas. Quanto ao futuro, práticas que melhoram a comunicação, garantem uma flexibilidade na jornada laboral, transparência na gestão e principalmente, foco nas pessoas permanecerão.
As organizações inseridas em condições sociais e culturais em transformação tem buscado formas de neutralizar as possíveis ações negativas, e das mudanças com práticas direcionadas a ‘Cuidados, saúde e bem-estar’ e aspectos do ‘Trabalho’. Não se pôde determinar as intenções da prática, se de fato visa advogar pelo funcionário, ou são dirigidas para geração de receita por meio das pessoas.Quanto ao futuro, as empresas manterão práticas relacionadas a:comunicação, flexibilidade na jornada laboral, transparência na gestão e principalmente, foco nas pessoas.
Guest, D.; Bos-Nehles, A. (2013).HRM And Performance:The Role Of Effective Implementation. In HRM and Performance:Achievements and Challenges. (pp. 79-96). Marchington, M., & Kynighou, A. (2012).The dynamics of employee involvement and participation during turbulent times.The International Journal of Human Resource Management, 23(16), 3336-3354. Senhoras, E. M. (2020). A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi. Boletim de Conjuntura (BOCA), 1(3) 2020.