Resumo

Título do Artigo

Diversidade do Conselho de Administração e Divulgação de Inovação Ambiental: Uma Análise de Empresas da América Latina
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Palavras Chave

Inovação Ambiental
Divulgação
Teoria da Agência

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Victor Daniel Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Vicente Lima Crisóstomo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Depto de Contabilidade/Faculdade de Economia
3 - Robson Silva Soe Rocha
Århus University - Department of Management

Reumo

A inovação ambiental é definida como a seleção de produtos, técnicas de produção e processos que minimizam impactos ambientais e que utilizam materiais não tóxicos e inofensivos ao meio ambiente (Liao, 2020). Destaca-se que a criação de bens e serviços inovadores que sejam consistentes com o desenvolvimento sustentável é relevante para enfrentar os desafios sociais fundamentais, como as mudanças climáticas e o fornecimento de água potável para uma população cada vez maior (Fichter & Tiemann, 2020).
O estudo amplia o debate acerca do efeito da diversidade do Conselho de Administração na divulgação de inovação ambiental, ao examinar a seguinte questão de pesquisa: Em que extensão a diversidade do Conselho de Administração influencia a divulgação de inovação ambiental empresarial? Para tanto, o trabalho analisou a estrutura do Conselho de Administração de 252 empresas e 683 observações anuais no período de 2014 a 2018 e foram processadas estimações por meio de um Modelo Linear Hierárquico e como variável dependente utilizou-se um índice de divulgação de inovação ambiental.
A inovação ambiental melhora a posição competitiva de uma empresa pelo conhecimento adquirido e pelas novas iniciativas nos serviços oferecidos e ajuda a esta ter um melhor comportamento social e ambiental (Fernando et al., 2019). Destaca-se que uma maior diversidade do Conselho de Administração, encoraja os gestores a terem um maior comprometimento com atividades sociais e ambientais (Elmagrhi et al., 2019). Assim, uma maior diversidade de membros do Conselho de Administração representa um melhor comportamento ambiental e social das empresas (Zaid et al., 2020).
A população da pesquisa compreende empresas não financeiras de cinco países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México) que tiveram informações coletadas da base Thomson Reuters Eikon no período de 2014 a 2018. Foram processadas estimações por meio de um Modelo Linear Hierárquico e como variável dependente utilizou-se um índice de divulgação de inovação ambiental e como variáveis independentes utilizou-se a diversidade de gênero, de habilidades específicas dos conselheiros e de conselheiros independentes.
Os resultados confirmam o efeito de aspectos da diversidade do Conselho de Administração na divulgação de aspectos ambientais, no caso, inovação ambiental. A confirmação da hipótese 1 corrobora com a ideia da teoria da agência de que um Conselho de Administração com uma maior diversidade de gênero torna-se mais independente, diminuindo os conflitos entres gestores e acionistas e permitindo uma maior divulgação de aspectos ambientais, como, inovação ambiental.
No campo teórico, o trabalho agrega a discussão de divulgação de inovação ambiental e indica existir uma relação positiva e significante entre uma maior diversidade de gênero e divulgação de inovação ambiental. A pesquisa confirma também que uma maior diversidade de habilidades específicas dos conselheiros e de conselheiros independentes não influencia na divulgação de inovação ambiental. Além disso, empresas maiores tendem a terem um maior engajamento com a divulgação de inovação ambiental.
Haque, F., & Jones, M. J. (2020). European firms’ corporate biodiversity disclosures and board gender diversity from 2002 to 2016. The British Accounting Review, 100893. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.bar.2020.100893 Tingbani, I., Chithambo, L., Tauringana, V., & Papanikolaou, N. (2020). Board gender diversity, environmental committee and greenhouse gas voluntary disclosures. Business Strategy and the Environment. https://doi.org/10.1002/bse.2495