Resumo

Título do Artigo

BIG FIVE E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA
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Palavras Chave

Traços de Personalidade
Autoeficácia
Estudantes de Administração

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Franciane Cougo da Cruz Ceretta
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFarroupilha) - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS
2 - Paulo Sergio Ceretta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - adm
3 - Vânia Medianeira Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Traz-se à tona dois conceitos que influenciam no comportamento humano: a personalidade com a Teoria dos Traços (John & Srivastava, 1999) e as crenças de autoeficácia com a Teoria Cognitiva Social (Bandura, 2001). O Big Five é um dos dos mais respaldados na literatura para a análise dos traços de personalidade, onde se destacam: Abertura, Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade e Neuroticismo. A relevância da pesquisa está em desenvolver um estudo ainda não realizado no Brasil, nem internacionalmente, em larga escala com os estudantes de Administração
Qual a relação existente entre os cinco traços de personalidade e a percepção de autoeficácia dos estudantes de graduação em administração do estado do Rio Grande do Sul (RS)? Verificar a relação existente entre os cinco traços de personalidade e a percepção de autoeficácia dos estudantes de graduação em administração do estado do Rio Grande do Sul (RS).
- A PERSONALIDADE E A TEORIA DOS TRAÇOS - CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS ESTUDANTES - EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O MODELO DO BIG FIVE E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, bibliográfica e de levantamento. Tem como modelo de investigação o Partial Least Squares – Path Modeling (PLS-PM), propondo verificar a relação entre os traços de personalidade e a percepção de autoeficácia dos alunos. O estudo tem como população 6.226 alunos de administração que obtiveram a nota geral válida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) edição 2018 e como amostra 639 estudantes. Instrumento de coleta de dados O Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida
O modelo final estimado ficou constituído de 38 variáveis manifestas. O traço de personalidade Amabilidade não apresenta uma relação significativa com o conceito de autoeficácia. O traço de personalidade Abertura (0,295) fica em destaque por apresentar a relação mais forte com a Autoeficácia, seguido pelo traço Neuroticismo (-0,175), Conscienciosidade (0,140) e Extroversão (0,111). Tais relações são significativas estatisticamente. O traço Neuroticismo foi o único que apresentou uma relação negativa com a Autoeficácia, assim maiores níveis de neuroticismo tendem a reduzir a autoeficácia.
constata-se que as características Abertura, Extroversão, Neuroticismo e Conscienciosidade contribuem para a percepção do aluno da capacidade de obter sucesso pessoal, profissional e controle de atividades que afetam a sua vida podendo também otimizar o resultado dos indivíduos em suas ações escolares. Considera-se como uma limitação do estudo o fato de que a pesquisa foi conduzida com uma amostra homogênea de acadêmicos oriundos apenas de um curso, o que pode dificultar a generalização dos resultados. Recomenda-se agregar ao estudo a análise de outras variáveis, tais como, o lócus de controle
Alisic, A., & Wiese, B. S. (2020). Keeping an insecure career under control: The longitudinal interplay of career insecurity, self-management, and self-efficacy. Journal of Vocational Behavior. doi: 10.1016/j.jvb.2020.103431 Avram, E., Burtaverde, V., Zanfrescu, A. The incremental validity of career adaptability in predicting academic performance. Social Psychology of Education, v. 22, p. 867-882, 2019. American Psychological Association. APA. (2020). Dictionary of Psychology: personality. Retirado de https://dictionary.apa.org/personality.