Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA DE CAPITAIS E O PAGAMENTO DE DIVIDENDOS EM EMPRESAS DA AMÉRICA LATINA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estrutura de Capital
Dividendos
América Latina

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Ana Lídia de Souza Mendes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Faculdades Cathedral
2 - Alyne Cecilia Serpa Ganz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Centro Politécnico - PPGMNE
3 - Raquel Serrão Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura de capital no pagamento de dividendos de empresas da América Latina. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreende todas as empresas da América Latina, porém, a amostra final totalizou 484 empresas que possuíam todos os dados necessários para pesquisa.
"A estrutura de capitais influencia o pagamento de dividendos de empresas da América Latina?" O artigo se propõe a analisar a estrutura de capital no pagamento de dividendos de empresas da América Latina.
O referencial teórico é dividido em dois tópicos relevantes para pesquisa, sendo esses a estrutura de capitais e o pagamento de dividendos, além de um breve relato sobre finanças corporativas.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura de capitais no pagamento de dividendos em empresas da América Latina, para isso caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreende todas as empresas da América Latina, sendo a amostra composta pelas empresas de seis países que compõem a América Latina (Argentina (1), Brasil (2), Chile (3), Colômbia (4), México (5) e Peru (6)) no período entre 2010 e 2018, para explicar essa relação foi abordada a Teoria de Trade Off.
Tendo como objetivo analisar a estrutura de capitais e o pagamento de dividendos das empresas da América Latina, analisou-se um total de 484 empresas dos seis países da América Latina, sendo esses Argentina (1), Brasil (2), Chile (3), Colômbia (4), México (5) e Peru (6), em nove anos de pesquisa, sendo esses o período entre 2010 à 2018. A Tabela 2 apresenta os dados iniciais, estatística descritiva, para caracterização e visualização dos dados utilizados.
Os resultados indicam que quanto a distribuição de dividendos, os países da América Latina possuem distribuição de média a alta, sendo o lucro líquido o maior influenciador de tais resultados. Porém, não se pode afirmar determinada tendência a favor das teorias Pecking Order ou Trade Off. Esse mesmo comportamento não ocorre quanto a influência prevista pelas teorias da distribuição no endividamento, já que, os resultados confirmam a teorização de Pecking Order, mas não a do Trade Off.
Fama, E. F.; French, K. R. Taxes, financing decisions, and firm value - The Journal of Finance, 1998 - Wiley Online Library. Fama, E. F.; French, K. R. “Testing trade-off and pecking order predictions about dividends and debt”. The Review of Financial Studies, Oxford, v. 15, n. 1, p. 1-33, 2002. ensen, M. C.; Meckling, W. H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p.305-360, Oct., 1976. Li, L., & Islam, S. Z. (2019). Firm and industry specific determinants of capital structure: Evidence from the Australian marke