Estilo de aprendizagem
Revisão sistemática
Ensino superior
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Ambientes de ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Crisomar Lobo de Souza PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA ADMINISTRAÇÃO
2 - Ana Valeria Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Campus Monte Alegre
Reumo
O estágio atual das pesquisas sobre estilos de aprendizagem, tema que gera controvérsias e que é pauta de discussões desde o início do século XX. Neste estudo se objetiva, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), identificar as abordagens sobre o tema Estilos de Aprendizagem nos cursos do ensino superior. Parte-se da convicção que as pessoas por suas características pessoais, contextos de vida, fatores genéticos e ambientes nos quais estão inseridos; possuem modos diversos de acessar e processar informações em seus aprendizados.
Esta investigação é motivada por duas questões d
Quais contribuições recentes têm impulsionado a agenda de pesquisa para estilo de aprendizagem?
Quais tópicos emergentes na literatura são suscetíveis de definir o cenário para futuros trabalhos?
Segundo Illeris (2018b), a aprendizagem é considerada uma questão complexa sem uma definição única para ser fechada em um determinado modelo, encontram-se definições com visões mais tradicionais e outras tentando explorar novas possibilidades e modos de pensar.
Em análise anterior, avaliamos criticamente as pesquisas de estilo de aprendizagem e desenvolvemos uma agenda de pesquisa que fornece uma base para estimular novos rumos da pesquisa. A agenda de pesquisa que estamos sugerindo neste artigo vem diretamente das lacunas que identificamos em nossa revisão.
Estilo de aprendizagem tem sido relatada, usando principalmente amostras do contexto de países desenvolvidos (Figura 1) como Espanha, China, EUA, Itália, Reino Unido, Austrália, Coreia. No entanto, os estudos dos estilos de aprendizagem nas economias em desenvolvimento são muito inferiores as e
Para responder as questões: Quais contribuições recentes têm impulsionado a agenda de pesquisa para estilo de aprendizagem? Quais tópicos emergentes na literatura são suscetíveis de definir o cenário para futuros trabalhos? Verificou-se que atualmente não há grandes contribuições em relação ao tema estilo de aprendizagem, boa parte da literatura e citações sobre esse tema tiveram seu pico entre o período de 2007 e 2011. Na questão sobre a tendência, percebe-se que os estudos sobre estilos de aprendizagem permanecem em pauta e tem uma tendência em se ter novos estudos em e-learning.
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