Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS NA ADOÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E A RELAÇÃO COM A ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

orientação empreendedora
métodos ágeis
desafios

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Vanessa Mesquita Blas Garcia
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGP Uninove
3 - Renato Penha
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

MA são um reflexo da cultura do ambiente organizacional, pois a agilidade precisa ser apoiada pela alta administração, devido ao nível de empreendedorismo e o nível de risco necessários para obter flexibilidade, adaptabilidade do projeto e empoderamento da equipe do projeto para lidar com solicitações de mudança .A aplicação de práticas ágeis não é uma tarefa fácil e pode ser considerado um campo com oportunidade de investigação prática para aprofundar os casos de falha na aplicação de práticas ágeis.
O uso dos métodos ágeis traz benefícios conhecidos às organizações, mas muitas organizações ainda não estão familiarizadas com métodos ágeis e se de deparam com alguns desafios. E como essas organizações fazem uso de conceitos de empreendedorismo (no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na influência das dimensões da orientação empreendedora), o presente trabalho tem por objetivo avaliar empiricamente os desafios da adoção de MA encontrados na literatura e como as dimensões de orientação empreendedora podem auxiliar as empresas na solução.
Inicialmente são apresentados alguns desafios da adoção de métodos ágeis, conforme apresentados na literatura. Posteriormente foi apresentada a orientação empreendedora (considerando as dimensões autonomia, inovatividade, assunção de risco, proatividade e agressividade competitiva) e por fim a relação entre métodos ágeis e as dimensões de orientação empreendedora.
Foi realizado um estudo de caso único, para o qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas considerando aspectos da adoção de métodos ágeis referente a pessoas, processo e gestão e organização e as dimensões de Orientação empreendedora. Posteriormente, os dados foram tratados e analisados mediante a técnica de análise de conteúdo.
A primeira parte buscou analisar se os desafios de métodos ágeis encontrados na literatura estavam presentes na empresa, de acordo com cada um dos quatro grupos de entrevistados: time scrum que atua com um projeto dentro do cliente, time scrum que atua dentro da consultoria, analistas de RH e sócios proprietários. A segunda parte buscou analisar as dimensões de OE e a terceira parte apresentou a relação com os desafios encontrados.
De maneira geral, em relação aos desafios de métodos ágeis, foi possível concluir que há diferentes percepções entre funcionários que trabalham alocados em projetos dentro da consultoria e diretamente para o cliente. Porém, todos os entrevistados reconhecem que a orientação empreendedora pode ajudar na solução dos desafios de métodos ágeis e apesar de incentivadas necessitam de novos direcionamentos.
Abrahamsson, P., Salo, O., Ronkainen, J., & Warsta, J. (2017). Agile software development methods: Review and analysis. arXiv preprint arXiv:1709.08439. Almeida, F., Adão, D., & Martins, C. (2019). Decision Support System for Assigning Members to Agile Teams. International Journal of Information Technologies and Systems Approach (IJITSA), 12(2), 43-60. Al-Baik, O., & Miller, J. (2015). The kanban approach, between agility and leanness: a systematic review. Empirical Software Engineering, 20(6), 1861-1897.