Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade social das empresas de energia elétrica nos segmentos especiais da B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Responsabilidade social
Energia elétrica
Governança corporativa

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Monica Lhamas Mira da Silva de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA
2 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

A Responsabilidade Social busca a equidade social e ambiental, enquanto a governança corporativa busca uma maior transparência e justiça no relacionamento entre investidores e empresas. A ligação entre os dois temas tem como base o princípio da governança corporativa denominado como “responsabilidade corporativa”, que, de maneira geral, se relaciona a responsabilidade social.
Como problema de pesquisa, busca-se responder dentro do setor de empresas de energia elétrica listadas na B3, qual o segmento de maior relevância social? Este estudo tem como objetivo definir qual o segmento especial da B3 de maior relevância social relacionando empresas de energia elétrica.
O estudo se fundamenta nos alicerces teóricos da responsabilidade social e da governança corporativa, com foco dado a abordagem de governança corporativa da B3, dividida por segmentos especiais. No âmbito da contabilidade, são abordadas as demonstrações de responsabilidade social: o balanço social e Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Também são apresentadas as contribuições do setor de energia elétrica para aprimoramento na geração de informações sociais.
Foram utilizados indicadores constantes nas DVAs e Balanços Sociais das empresas de energia elétrica listadas na B3 entre os anos de 2016 a 2018. A partir de abordagem quantitativa, foram utilizadas a estatística descritiva, correlações e a regressão logística ordinal, para propor um modelo de classificação dos segmentos da B3, a partir de indicadores de responsabilidade social.
Quanto ao resultado, estes denotam que o segmento Novo Mercado se destaca como mais relevante para a responsabilidade social, mostrando por outro lado que o Nível 1 e Nível 2 não são diferentes entre si para a responsabilidade. Os investimentos em indicadores internos e ambientais, presentes no Balanço Social, são significativamente superiores nas empresas do Novo Mercado, indicando que os investimentos nesses indicadores discriminam melhor as empresas listadas no Novo Mercado, comparada com a dos níveis N1 e N2.
Este estudo buscou relacionar as ações de responsabilidade social com os níveis de classificação adotados pela B3, com foco nos segmentos especiais, cuja ordem de ascensão depende um maior nível de governança corporativa. Após a análise dos resultados, a hipótese central do estudo foi evidenciada, as ações de responsabilidade social ajudam a diferenciar a classificação dos segmentos especiais da B3, e portanto, tem relação direta com o nível de governança corporativa das empresas.
PINHO, D. et al. Responsabilidade social corporativa: um estudo sobre o comportamento das distribuidores de energia elétrica da região nordeste. Revista Alcance, Fortaleza, v. 14, n. 1, 2007. RIBEIRO, F. et al. Responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro no setor de energia elétrica: um estudo com modelo de dados em painéis. Gestão & Regionalidade, v. 33, n. 99, 2017. RIBEIRO, M.; SANTOS, A. A remuneração dos capitais utilizados para financiamento dos ativos de empresas distribuidores de energia elétrica medida por meio da DVA. Brazilian Business Review, v. 1, n. 1, 2004. pp.