Resumo

Título do Artigo

PRESSÕES INSTITUCIONAIS, OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COVID-19: COMO AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO (RE)AGINDO?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pressões Institucionais
COVID - 19
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

COVID-19 e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Bárbara Galleli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
2 - Joyce Aparecida Ramos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CEPPAD UFPR
3 - Noah Emanuel Brito Teles
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
4 - Mateus Santos de Freitas-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CURITIBA/ PPGADM
5 - Raquel Teodoro da Silva Onevetch
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico

Reumo

A letalidade da COVID-19 levou diferentes nações a adotarem rigorosas medidas, culminando com o fechamento temporário de diversos tipos de organizações. Em contraponto, para que o alcance dos ODS não sejam afetados negativamente, o Pacto Global, promoveu uma inciativa intitulada “Pacto Contra a COVID-19”. Demonstrando ações organizacionais privadas aliadas no processo de enfrentamento de tais externalidades.
Considerando os impactos negativos ocasionados pelo COVID-19 no que se refere ao alcance dos ODS, atrelado ao engajamento das organizações no desenvolvimento de ações de enfrentamento para tais questões, argumenta-se que a visão de teoria institucional pode ser utilizada como base para investigar como as pressões supracitadas tem influenciado esse processo. Ante o exposto, formula-se a seguinte questão de pesquisa: Como pressões institucionais influenciam as (re)ações das organizações em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto da pandemia do COVID-19?
A teoria institucional visa identificar pressões institucionais, que delimitam e moldam a ação organizacional e as coagem a se assemelharem umas às outras (Goodstein, 1994; Scott, 1995). A literatura apresenta três tipos de pressões: coercitiva, normativa e mimética, que afetam as organizações e podem ocasionar mudanças institucionais (Dimaggio & Powell, 1983), incluindo aquelas relacionadas a ações mais sustentáveis (Daddi et al., 2016; Hoejmose et al., 2014).
As evidências encontradas demonstraram o protagonismo das organizações ao lidar com os impactos do atual cenário. Os resultados demonstraram uma incidência de 9 ODS regulares e “ODS NI” vinculados a 503 citações. Sendo o maior destaque para a ODS3 – Saúde e bem estar vinculado à 278 ações. Sobre as pressões institucionais, houve maior incidência de pressões normativas, podendo indicar o senso de responsabilidade com funcionários e demais stakeholders, vinculados aos cuidados de prevenção contra impactos da pandemia.
Por meio da análise dos dados concluiu-se que diante da pandemia organizações de diversos setores estão buscando contribuir para minimizar os impactos causados pelo vírus. A associação das ações implementadas pelas organizações é perceptível em alguns ODS, mas não em todos. Com relação as pressões institucionais, não foi possível observar a presença destas em todas as ações organizacionais. Acredita-se que elas estejam presente em outros momentos além dos observados.
Craighead, C. W.; Ketchen, D. J.; Darby, J. L., (2020) Pandemics and Supply Chain Management Research: Toward a Theoretical Toolbox*.Decision Sciences, v. 0, n. 0, p. 1-29. DiMaggio, P. J., & Powell, W. W. (1983). The Iron Cage Revisited : Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields. American Sociological Review, 48(2), 147–160. Goodstein, J. D. (1994). Institutional Pressures and Strategic Responsiveness: Employer Involvement in Work-Family Issues. The Academy of Management Journal, 2, 350–382.