Resumo

Título do Artigo

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNIVERSITÁRIA E PRÁTICAS DE MARKETING NO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS
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Palavras Chave

Núcleo de Inovação Tecnológica
Gestão de Marketing
Transferência de Tecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Leandro Rodrigues da Silva
Centro Universitario FEI - Centro Paula Souza - Faculdade de Tecnologia Termomecanica
2 - ROBERTO CARLOS BERNARDES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - são paulo
3 - Dennys Eduardo Rossetto
School of Knowledge Economy and Management, SKEMA Business School (Brazil, China, France, USA) - SKEMA Business School - University Côte d'Azur (GREDEG)

Reumo

Durante muitos anos as universidades priorizaram apenas o processo de ensino. Diante da evolução no sistema nacional de inovação e da possibilidade de participar desse sistema transferindo as tecnologias geradas em seus laboratórios para a sociedade, diversas instituições têm despendido uma grande energia para a realização de pesquisa aplicada e, consequentemente, na organização e na gestão de atividades que resultam na proteção e na transferência dos resultados das pesquisas para as esferas governamental e empresarial (Algieri, Aquino & Succurro, 2011; de Souza, de Brito & Zambalde, 2019).
No entanto, as universidades enfrentam grandes dificuldades no processo de transferência de tecnologia e na promoção de inovação, principalmente no que diz respeito à gestão de ações de marketing das tecnologias. (Markman, Gianiodis, Phan & Balkin, 2005, FORMICT; 2016, de Almeida Malvezzi, Zambalde, & Rezende, 2014; Khadhraoui et.al., 2017; de Souza, de Brito & Zambalde, 2019). Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é compreender as práticas de gestão de marketing e a relação que desempenham no processo de transferência e comercialização do conhecimento em NITs.
A gestão de marketing vem se tornando um requisito importante no processo de transferência de tecnologia. Para isso a gestão desses departamentos deve ser pautada pelas habilidades em Marketing e Negociação (Khadhraoui, et.al., 2017), bem como em capacidades de marketing como, por exemplo, planejamento estratégico de marketing formado pela Solução, Informação, Valor e Acesso, ações de endomarketing, além da relação com os clientes e (Borden,1964; McCarthy,1964;Kotler,Ang,Leong & Tan,1999; Bojesen-Trepka,2009; Santos,2009; Kotler & Armstrong,2012,Schoen; de la Potterie,Henkel & 2012)
Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de uma abordagem multicaso em duas instituições públicas e duas de natureza privada. A coleta de dados foi realizada, por intermédio, de entrevistas semiestruturadas com gestores que atuavam diretamente na gestão das ações de marketing de cada NIT participante. Também foram aplicados questionários aos gestores principais desses departamentos e realizada coleta de dados secundários em relatórios institucionais. A partir da análise dos resultados com base no levantamento qualitativo, buscou-se realizar uma triangulação dos dados.
Os resultados apontam para a importância dos NITs possuírem atividades especializadas em marketing. Esses resultados também sugerem a relevância de preparar esses departamentos, por intermédio de novos mecanismos de gestão, criação de novas competências, capacitação contínua do quadro de pessoal e maior celeridade nos processos internos dessas instituições. Sobre as práticas de gestão de marketing dos NITs pesquisados, percebeu-se que existe uma variação que é independente do modelo jurídico da instituição.
A gestão de marketing é uma importante ferramenta nos processos de transferência de tecnologia, bem como na comercialização e na divulgação dos resultados produzidos nas universidades. No entanto, vale ressaltar que os resultados também apontam para os obstáculos e desafios enfrentados por esses departamentos tais como a escassez de profissionais qualificados na área de inovação, marketing e negociação, além da necessidade de atividades de endomarketing para a conscientização da mudança de cultura da comunidade acadêmica no engajamento dos temas estratégicos gerenciados pelos NITs.
Borden, N. H. (1964). The concept of the marketing mix. Journal of advertising research, 4(2), 2-7 Etzkowitz, H. (2003). Research groups as ‘quasi-firms’: the invention of the entrepreneurial university. Research policy, 32(1), 109-121. Good, M., Knockaert, M., Soppe, B., & Wright, M. (2019). The technology transfer ecosystem in academia. Khadhraoui, M., Plaisentm, M., Bernard, P., & Lakhal, L. (2017). The Impact of Marketing Skills and Negotiation Skills of Universities Technology Transfer Office on Technology Transfer Success. Journal of Marketing and Management, 8(2), 38-46.