Resumo

Título do Artigo

A Percepção de Professores e Alunos sobre as Ações de Sustentabilidade em uma Instituição de Ensino Superior
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

sustentabilidade
educação
instituições de ensino superior

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Guilherme Hiroshi Atsumi
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Gávea
2 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração

Reumo

A sustentabilidade é assunto para governos, empresas e sociedade civil, e identificada como necessidade a ser integrada no dia-a-dia. A educação para a sustentabilidade é necessária para a aquisição de conhecimentos e competências específicos. As instituições de ensino superior têm em sua missão a formação profissional, sendo um espaço de futuros gestores, empreendedores e formadores de opinião. Assim, a educação de alunos e professores é fundamental para a promoção da sustentabilidade, visando a um futuro em que as condições de sustentabilidade, econômica, social e ambiental, sejam atingidas.
Como professores e alunos das universidades entendem e praticam a sustentabilidade? Como percebem se as universidades atuam de maneira responsável em relação a aspectos sociais e ambientais? Estão satisfeitos com as ações das suas universidades visando à sustentabilidade? Pessoas satisfeitas com tais ações estariam mais dispostos a colaborar com suas universidades em ações futuras visando à sustentabilidade? Este artigo analisa a percepção de professores e alunos em relação às dimensões campus, comunidade e educação, a satisfação com as ações e sua propensão a participação em ações.
A sustentabilidade é referência para a mudança no comportamento da humanidade e pode ser traduzido em hábitos e ações que não gerem consequências negativas nos âmbitos social, ambiental e econômico. Tais comportamentos são aprendidos por meio do processo de educação.IES são atores-chave para a sustentabilidade por serem elos entre a geração de conhecimento e sua transferência para a sociedade, fomentando em seus stakeholders incentivo a práticas sustentáveis. Müller-Christ et al (2014) apontam três dimensões importantes sobre o papel das IES sustentáveis: campus, currículo e comunidade
Pesquisa por método quantitativo de coleta de dados através de um questionário online com alunos e professores de uma IES privada sem fins lucrativo, como um total de 758 respostas válidas. A partir de um modelo conceitual e de três hipóteses buscou-se testar estatisticamente se fatores como percepção, satisfação e participação em ações para o desenvolvimento sustentável se relacionam. O método utilizado para a análise de dados consistiu no uso de análise fatorial e de análise multivariada de variâncias de dados não paramétricos.
A 1ª hipótese testa se professores e alunos que percebem positivamente as ações de sustentabilidade da IES em 3 dimensões estão mais satisfeitos com as ações da IES. O teste de Kruskal-Walis confirmou a hipótese. A 2ª hipótese testa se indivíduos satisfeitos com as ações de sustentabilidade da universidade são mais propensos a participar de atividades sustentáveis da IES. O teste de Kruskal-Walis provou ser falsa a hipótese.A 3ª hipótese testa se a percepção dos indivíduos das ações sustentáveis da IES é influenciada pela atitude ou comportamento. A análise de regressão rejeitou esta hipótese.
Resultados identificaram que quanto maior a percepção das ações para o desenvolvimento sustentável, maior é a satisfação de professores e alunos, e que estes atores são propensos a participar de ações, independentemente do nível de satisfação com a universidade. Nesse sentido a identificação do papel da comunicação interna e externa das ações sustentáveis por uma IES é um diferencial a ser buscado. Nem a atitude ou o comportamento influenciam a percepção dos atores sobre ações de sustentabilidade da IES. Pesquisas adicionais devem ser feitas para entender os motivos.
ABD-RAZAK,M.Z.;MUSTAFA,N.K.F.;CHE-ANI,A.I. ET AL., Campus Sustainability: Student’s Perception on Campus Physical Development Planning in Malaysia, Procedia Engineering 20, 2011. MÜLLER-CHRIST, G.; STERLING, S., VAN DAM-MIERAS, R.; ADOMßENT, M., ET AL. (2014): The Role of Campus, Curriculum, and Community in Higher Education for Sustainable Development – a Conference Report. In: Journal of Cleaner Production. Volume 62, 1 January 2014. NEJATI, M., NEJATI, M., Assessment of sustainable university factors from the perspective of university students, Journal of Cleaner Production, n. 48,2013.