Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Competências Socioemocionais
Estudantes
Curso de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Julia Shimohara Bradaschia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

Alegria, conquista, estresse, ansiedade e medo do desconhecido são apenas algumas das emoções vivenciadas durante a trajetória universitária e a vida profissional (SILVA; PEREIRA, 2018). A capacidade de reconhecer e gerenciar as emoções possui uma vasta literatura, com diversas denominações, tais como: inteligência emocional, inteligência socioemocional, competência emocional e competência socioemocional. Reconhecer e gerenciar tais emoções nas relações sociais são essenciais para o desenvolvimento, a adaptação e o sucesso em todos os domínios da vida.
O ambiente acadêmico é um espaço social que pode contribuir para o desenvolvimento do estudante como um todo, pois as competências técnicas não são suficientes para suprir as demandas pessoais, acadêmicas e profissionais, mas as experiências de apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais ainda são escassas. A relevância do tema motivou a realização de um estudo com o objetivo de identificar estratégias para o desenvolvimento de competências socioemocionais de estudantes de um Curso de Administração de uma Universidade pública federal localizada no nordeste do Brasil.
As discussões sobre a inteligência emocional iniciaram com Thorndike (1920), que destacou a existência de três inteligências: mecânica, social e abstrata. Salovey e Mayer (1990) ampliaram a discussão e desenvolveram o conceito de inteligência emocional. As competências socioemocionais (CSE) são a habilidade de entender, gerenciar e expressar os aspectos sociais e emocionais da vida para facilitar o aprendizado, formar relacionamentos, resolver problemas e adaptar-se à situações complexas (ELIAS et al. (1997). Saber mobilizar as CSE é a chave para o sucesso no trabalho e a liderança efetiva.
A abordagem da pesquisa foi qualitativa, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada com pré-concluintes e concluintes do Curso. A análise compreensiva e interpretativa dos dados possibilitou a identificação de estratégias para o desenvolvimento de três competências socioemocionais: Consciência Emocional, Autocontrole Emocional e Consciência Social.
As estratégias identificadas para o desenvolvimento da Consciência Emocional foram o estudo sobre emoções, feedback, terapia, “termômetros”, dinâmicas e atividades extracurriculares. Para Autocontrole Emocional, o humor, o choro, a prática de esportes, a meditação, a compreensão da situação e o apoio do outro foram algumas das estratégias para lidar com situações de tensão. Já as estratégias relacionadas à Consciência Social envolveram a observação, participação em dinâmicas e as experiências vividas.
Conclui-se que o ambiente universitário é um espaço para o desenvolvimento de competências socioemocionais, mas que pode não estar sendo bem utilizado pelos agentes responsáveis pela gestão dos cursos para a inclusão da educação emocional como uma dimensão relevante para os futuros administradores atuarem no mundo do trabalho e colaborarem não apenas para a gestão das organizações, mas também para a transformação da sociedade e a busca do bem-estar.
CONLEY, C.S. SEL in higher education. In: Durlak, J.A. et al. (eds.), Handbook of social and emotional learning: research and practice. The Guilford Press, New York, p. 197-212, 2015. MACÊDO, J. W. L.; SILVA, A. B. Construção e validação de uma Escala de Competências Socioemocionais no Brasil. RPOT, v. 20, n. 2, p. 883-890, 2020. SALOVEY, P.; MAYER, J.D. Emotional Intelligence. Imagination, cognition and personality, v.9, n.3, p. 185-211, 1990. SEAL, C. et al. Social emotional development: a new model of student learning in higher education. Research in Higher Education Journal. v. 10, 2010.