Resumo

Título do Artigo

Antecedentes e Consequentes da Satisfação com a Prática do Crossfit na Perspectiva da Lógica Dominada por Serviço
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Palavras Chave

Lógica Dominada por Serviço
Crossfit
Satisfação

Área

Marketing

Tema

Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B

Autores

Nome
1 - Clarison Gonçalves Gamarano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Pampulha
2 - Ricardo Teixeira Veiga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Ao longo do tempo a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Nesse cenário, recentemente, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos a elas relacionados: a Lógica Dominada por Serviço (LDS). Este artigo testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação, pelo prisma dessa lógica. Para isso, o Crossfit, que é um tipo de atividade física de tendência crescente foi a base para a validação dos fundamentos da LDS.
Buscando conhecer quais são as relações estabelecidas entre a satisfação dos participantes do Crossfit e seus principais antecedentes e consequentes, este artigo cumpre o papel de aplicar empiricamente a LDS, que é tomada como arcabouço (base/paradigma) teórico, ao estudo do Crossfit. Em síntese, este estudo objetivou a criação de um modelo explicativo da satisfação do usuário de Crossfit, incluindo a cocriação de valor como um de seus antecedentes, visando assim abordar a relação entre construtos de alta relevância para a LDS, sendo essa uma implicação teórica de extrema relevância.
Vargo e Lusch (2004), em busca de uma convergência entre proposições de lógicas que contrapusessem a LDP, criaram a LDS, uma lógica mais integradora e abrangente das trocas e fenômenos relacionados. Essa lógica considera (i) o serviço como a base para o intercâmbio econômico; (ii) bens como mecanismos de prestação de serviços; (iii) o valor cocriado por um provedor de serviços e um beneficiário; e (iv) o valor como sempre determinado exclusivamente pelo beneficiário. A sua compreensão é expressa por meio de onze premissas fundamentais, das quais cinco delas são consideradas seminais ou axiomas
Foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa de natureza aplicada, com a utilização do método de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com SmartPLS, e coleta de dados por levantamento de corte transversal. Aplicou-se um questionário com 100 itens, direcionado aos praticantes de Crossfit da cidade de Belo Horizonte. As respostas obtidas, formaram, portanto, a base de dados para técnica multivariada de MEE. Procedeu-se à amostragem por conveniência, utilizando, como principal canal de disseminação do questionário, os aplicativos de gestão dos boxes.
Foram obtidas 557 respostas no questionário. Os dados foram submetidos à identificação e análise dos dados considerados outliers uni e multivariados, teste de normalidade, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, seguidos pelo teste do modelo por meio da MEE. Para a síntese e redução dos dados, dimensionalidade e confiabilidade dos fatores utilizou-se o software SPSS. Para a AFC, foi utilizado o SmartPLS. Na AFC foram verificadas a validade discriminante e a validade convergente, bem como os índices de ajuste do modelo. Seis das sete hipóteses propostas foram suportadas.
O objetivo geral deste artigo foi alcançado, considerando os seguintes aspectos: (i) levantamento bibliográfico; (ii) modelo integrativo da satisfação; (iii) estudo quantitativo para testar empiricamente o fenômeno estudado; (iv) AFE dos componentes contidos no modelo, que propiciou o refinamento dos itens para serem validados por meio da MEE; e (v) a validação empírica das relações entre a satisfação, seus antecedentes e consequentes. Os resultados propiciaram avanços ao estado da arte das pesquisas que abordam a relação entre os construtos, framework e objeto por esta pesquisa estudados.
BUSSER, J. A.; SHULGA, L. V. Co-created value: Multidimensional scale and nomological network. Tourism Management, v. 65, n.1, p. 69-86, 2018. HAIR, J. F. BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis: Pearson New International Edition. 7th ed. Pearson new international edition. Essex: Pearson Education Limited, 2014. LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. The service-dominant logic of marketing: Dialog, debate, and directions. Routledge, 2014. OLIVER, R. L. Satisfaction: A Behavioral Perspective on the Consumer. ME Sharpe, 2010.