Resumo

Título do Artigo

HISTÓRIAS DE VIDA DE EMPREENDEDORAS PARANAENSES: DESENVOLVIMENTO DO NEGÓCIO E ENFRENTAMENTO À COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mulheres empreendedoras
Covid-19
Enfrentamento

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Cristiane Marques de Mello
Centro Universitário Integrado - Centro
2 - Fernanda Pigaiani Ferrari
Centro Universitário Integrado - Campo Mourão
3 - Marcelo Alexandre Cordeiro
Centro Universitário Integrado - Centro

Reumo

Muitas mulheres que estão à frente de seus negócios, têm enfrentado inúmeros problemas que têm se apresentado mediante à recente crise mundial causada pelo novo coronavírus. O novo coronavírus desencadeou uma dupla crise: colocou um ônus sem precedentes em muitos sistemas de saúde em todo o mundo; e as medidas de controle de infecção causaram uma crise econômica ao interromper abruptamente uma grande quantidade de atividade econômica (KUCKERTZ et al., 2020).
O presente estudo propões como objetivo principal conhecer a história de vida de empreendedoras do noroeste paranaense e de investigar como tais empreendedoras se posicionaram frente à crise causada pela Covid-19.
Apesar de ainda estarmos vivenciando a pandemia da Covid-19, diversas pesquisas têm sido publicadas tratando do tema e de seus impactos nas organizações. A súbita perda de receita é um problema sério, resultado da introdução de precauções epidemiológicas, medidas restritivas e desligamento parcial da economia, o declínio na renda afeta toda a sociedade, além da maioria das empresas no mundo todo (GEAMBASU, R. et al., 2020).
A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevista não estruturado. As entrevistas foram realizadas no mês de junho de 2020, via Google Meet, previamente agendadas com as empreendedoras em horários e dias escolhidos pelas mesmas.
Considerando as características das mulheres empreendedoras entrevistadas nesse estudo, é possível verificar que elas têm persistência, fé, otimismo e muito foco no trabalho, mesmo que na maioria das vezes enfrentem barreiras sociais e econômicas, somando-se ao cenário enfrentado atualmente com o obstáculo da pandemia. Diante à crise impulsionada pela Covid-19, as entrevistadas se mostraram conscientes e conseguem até o momento garantir que o corpo funcional das empresas que dirigem, mesmo em decorrência da diminuição das receitas de suas empresas.
Fica evidente que as mulheres participantes desta pesquisa mostraram que têm se adaptado às mudanças exigidas pelas circunstâncias atuais a fim de minimizar os impactos em seus negócios, reinventando suas práticas e propiciando a manutenção dos empregos, gerando benefícios a economia e a sociedade. Como direções para estudos futuros, acreditamos que novas pesquisas poderiam investigar também empresas conduzidas por homens no contexto da pandemia causada pela Covid-19.
GEAMBASU, R. et al. Female entrepreneurs in the time of Covid-19: 1 hour less for business, 2 hours more for family. Budapest: Research Institute Ltd., 2020. Disponível em: . Acesso em julho de 2020. GEM-Brasil. Global Entrepreneurship Monitor: empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo. Curitiba: IBQP, 2018. KUCKERTZ, A. et al. Startups in times of crisis: A rapid response to the Covid-19 pandemic. Journal of Business Venturing Insights, v.13, n. 1, p. 1-13, 2020.