Resumo

Título do Artigo

CASOS DE ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: A Percepção de Alunos sobre a Utilização da Metodologia na Graduação
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Palavras Chave

Aprendizagem
Casos de Ensino
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - SARAH RENATA MENEZES E SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Serafim Firmo de Souza Ferraz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade FEAAC

Reumo

O uso exclusivo de métodos de ensino-aprendizagem prescritivos não parece ser suficiente para desenvolver nos administradores as competências para manejar conflitos, incertezas e instabilidades (SCHÖN, 2009). Busca-se metodologias ativas, que permitam a corresponsabilização dos alunos em sua formação. Os casos de ensino representam uma abordagem ativa de aprendizagem, possuem natureza participativa e trazem o aluno ao protagonismo de seu próprio desenvolvimento. (ARAGÃO; SANGO, 2007, GRAHAM, 2010, IKEDA; VELUDO-DE-OLIVEIRA; CAMPOMAR, 2004, MINNITI et al., 2017).
Considerando esse contexto, como os alunos de Administração encaram a aplicação do método de casos no curso de graduação? O objetivo desse estudo é apreender a percepção dos alunos em relação à utilização dos casos de ensino no âmbito de sua aprendizagem. A pesquisa parte do pressuposto que os casos contribuem para a formação dos futuros administradores, mas busca captar fatores positivos e limitantes da metodologia para a aprendizagem dos alunos, sob o ponto de vista deles próprios.
Casos de ensino é a descrição de uma situação concreta, a qual relata um problema que necessita de solução e, assim, conduz o leitor à tomada de uma decisão. Os casos de ensino permitem a coleta e a sistematização de dados, inserem o aluno no contexto em que um evento ocorre e se constituem em um meio seguro e controlado de aprendizagem experiencial, pois permitem a simulação de alternativas de ação para a resolução de uma situação problemática (ARAGÃO; SANGO, 2007, IKEDA; VELUDO-DE-OLIVEIRA; CAMPOMAR, 2006, MINNITI et al., 2017, NELSON, 1996).
Pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, com realização de entrevistas. População de 67 alunos das disciplinas de Gestão de Pessoas 1 e 2 do curso de Administração Noturno da Universidade Federal do Ceará. Foram aplicados 3 casos de ensino em cada disciplina durante um semestre letivo. Amostragem de 14 alunos, por disponibilidade, dentre os 38 que entregaram pelo menos 2 de 3 casos respondidos. O roteiro de entrevistas contou com 6 perguntas abertas baseadas na literatura sobre casos de ensino. A análise de conteúdo dos dados qualitativos foi realizada através do software ATLAS.ti v.7.
Foram identificados fatores como responsabilização (busca por fontes alternativas e participação ativa), aprendizagem cognitiva (fixação e transferência de conhecimento), aprendizagem afetiva (positiva e negativa), benefícios (aplicação prática da teoria, mudança de visão, transferência de conhecimento, responsabilização, simulação da tomada de decisão, fixação da aprendizagem) e limitações (Complexidade das atividades, falta de preparação e de conhecimento prévios, não congruência com o método de avaliação, timidez, pouca disponibilidade de tempo, acúmulo de atividades, cansaço, etc).
Infere-se que os casos contribuíram para o desenvolvimento de autonomia nos alunos, já que o professor tornou-se um apoio e não o fornecedor de conhecimento pronto. O método contribuiu para a aprendizagem ao conectar o conhecimento teórico à realidade prática das organizações. Os alunos também puderam simular a tomada de decisão e aprender como agiriam em determinadas situações, com a vantagem de estarem em um ambiente controlado e livre de erros. Os casos auxiliaram o compartilhamento de experiências e a fixação da aprendizagem em longo prazo, possibilitando, inclusive, a mudança de visão.
MINNITI, L. F. S. et al. The use of case studies as a teaching method in Brazil. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 237, n. 21, p. 373-377, 2017. NICOLINI, Alexandre. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, 2003. GRAHAM, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010. SCHÖN, D.A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Routledge, 2017 VERGARA, SC. Métodos de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015