Resumo

Título do Artigo

CENÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CULTURA ORGANIZACIONAL (1989-2019): UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA
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Palavras Chave

Cultura Organizacional
Estudos Organizacionais
Estudo Bibliométrico

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Flavia Czarneski
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA
2 - Humberta Karinne da Conceição Santos Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
3 - Sylvia Sampaio Hartmann
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo

Reumo

O tema cultura organizacional ainda é considerado um tanto enigmático e há pouco consenso quanto a sua definição, apesar da grande quantidade de produções acadêmicas a seu respeito. Não por acaso foi representada pela imagem de um dragão, veloz, impetuoso, e impossível de capturar. Suas diferentes análises provêm das áreas de estudo Sociologia, Ciência Política, Psicologia e, principalmente, dos Estudos Organizacionais. O maior desafio da temática é a escolha da abordagem metodológica que possa representar o constructo, no rigor e profundidade que demanda.
Diante do apresentado, percebeu-se a necessidade de uma pesquisa sistematizada e aprofundada sobre o tema com o propósito de levantar como a Cultura organizacional vem sendo trabalhada a partir de vários aspectos e, portanto, os objetivos deste trabalho são: 1. Apresentar como se caracterizam as publicações realizadas durante os últimos 20 anos (1989 – 2019) em periódicos indexados na Web of Science; 2. Examinar qual o foco dado à temática da Cultura Organizacional; e 3. Exibir a proporção de estudos que utilizam as abordagens qualitativas, quantitativas e mistas.
As organizações funcionam como um agente mediador que antecipa e evita conflitos ante às contradições entre capital e trabalho, e neste contexto, torna-se complexo compreender as motivações e valores inconscientes que levam indivíduos e grupos a se comportarem de determinada maneira e aceitar algumas condutas em detrimento de outras. Ainda assim, a cultura organizacional não é uma barreira a ser compreendida, nem um elemento estático, tão pouco existe juízo de valor, certo e errado; boa ou má. Afinal, ela representa a organização, como um sistema complexo social que é.
Com a pesquisa, identificou-se os Estados Unidos e Países Baixos como mais influentes na área de publicações em Cultura Organizacional. O artigo mais citado foi o de Oreilly, Chatman, & Caldwell (1991) que apresenta um modelo de mapeamento da CO denominado de OCP. Dentre os 534 artigos analisados, diversas temáticas são estudadas juntamente com cultura organizacional, e o destaque é Recursos Humanos. Além disto, nas abordagens predominantes das publicações, tem-se 61,80% com abordagem quantitativa, 32,77% com abordagem qualitativa e 5,43% que utilizam os métodos mistos.
Algumas considerações de natureza limitadoras fizeram parte do presente trabalho, como a busca em apenas uma base de dados, a limitação temporal para a realização dessa pesquisa e a quantidade de artigos encontradas. Como estudo futuro, sugere que sejam analisadas as subtemáticas relacionadas as abordagens metodológicas. E ainda, as abordagens relacionadas aos países que as aplicam, para se conhecer quais as metodologias mais adotadas por estes. Os resultados das redes de bibliometria confirmaram a multidisciplinariedade da temática.
Alvesson, M., & O. Berg, P. (1992). Corporate Culture and Organizational Symbolism. Walter de Gruyter. Hofstede, G., Neuijen, B., Ohayv, D. D., & Sanders, G. (1990). Measuring Organizational Cultures: A Qualitative and Quantitative Study Across Twenty Cases. Administrative Science Quarterly, 35(2), 286. doi:10.2307/2393392 O’Reilly, C. A., III, Chatman, J., & Caldwell, D. F. (1991). People and organizational culture: A profile comparison approach to assessing person-organization fit. Academy of Management Journal, 34, 487-516.