Resumo

Título do Artigo

O INÍCIO, O FIM E O MEIO: o mercado musical e o papel estratégico do marketing na gestão de carreiras artísticas
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Palavras Chave

Indústrias Criativas
Música e Marketing
Marketing e Carreiras Artísticas

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Fábio Sabetta Morales
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração - Coordenação do Mestrado Profissional em Empreendedorismo
2 - Jane Aparecida Marques
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH - Curso de Marketing

Reumo

A reconfiguração digital e online da indústria da música se inicia na década de 1990. O surgimento das gravadoras independentes e dos artistas autoprodutores deve-se a um mercado atraente e de nichos específicos que emerge das lacunas deixadas pelas majors. A distribuição da música gravada é componente-chave para o público, tornando-se uma atividade operacionalmente complexa e que requer conhecimento do comportamento do consumidor. Na gestão de carreiras artísticas, o planejamento estratégico e a gestão sistêmica de marketing devem predominar no atendimento às expectativas da cadeia de valor.
A presente pesquisa tem por objetivo salientar a importância do artist management e do artist manager, respectivamente, como função e profissional fundamentais à concepção de planos estratégicos de marketing e gestão de carreiras artísticas. Para tanto, define-se como questão de pesquisa: Como o marketing tem papel mandatório e estratégico para a concepção, desenvolvimento e gestão sistêmica de carreiras artísticas no mercado musical da atualidade?
No âmbito da informação e da comunicação, a revolução digital inseriu a todos no fenômeno da cultura da convergência (JENKINS, 2008). O marketing cultural é o conjunto de ações mercadológicas em que produtos e serviços são a própria obra artística e os fundamentos de marketing traçados para os seus interesses comerciais. (YANAZE, 2011). Lawrence e Phillips (2009) propõem que compreender as indústrias culturais requer entendimento da dinâmica do consumo, enquanto Colbert (2005) especifica o processo em que o composto de marketing é utilizado nas indústrias culturais para chegar até o mercado.
No âmbito da informação e da comunicação, a revolução digital inseriu a todos no fenômeno da cultura da convergência (JENKINS, 2008). O marketing cultural é o conjunto de ações mercadológicas em que produtos e serviços são a própria obra artística e os fundamentos de marketing traçados para os seus interesses comerciais. (YANAZE, 2011). Lawrence e Phillips (2009) propõem que compreender as indústrias culturais requer entendimento da dinâmica do consumo, enquanto Colbert (2005) especifica o processo em que o composto de marketing é utilizado nas indústrias culturais para chegar até o mercado.
O estudo de caso apresentado corrobora as proposições do presente artigo. Em relação ao aspecto da gestão de carreiras artísticas, existe uma clara predominância de ações vinculadas ao planejamento estratégico e à gestão sistêmica de marketing na prestação de serviços de uma agência que se propõe a desempenhar tal atividade. É fundamental que essa organização possua, em seus quadros, profissionais capacitados para o exercício de tal função, seja pela experiência de mercado, seja pela formação acadêmica, ou preferencialmente por ambas as formas de aquisição de conhecimento.
Distribuição/vendas e divulgação/comunicação são, dos elementos do composto de marketing, os mais sensíveis do mercado musical, principalmente em função de serem as mais longevas barreiras de entrada utilizadas pelas majors. Nakano e Leão (2009) analisam a permeabilidade dessas barreiras, considerando que atualmente a divulgação seja a mais resistente delas. A distribuição, todavia, é componente fundamental para que o público tenha acesso tanto à música gravada pelos meios físico e digital, quanto aos shows, o que a torna uma atividade bastante complexa.
BAYM, Nancy. Fans or friends? seeing social media audiences as musicians do. Journal of Audiences & Reception Studies, n. 2, p. 289-290, v. 9. 2012. COLBERT, François. Marketing the arts. In: TOWSE, Ruth. (Org.). A handbook of cultural economics. Cheltenham: Edward Elgar, 2005. NAKANO, Davi; LEÃO, João Cardoso. Música: a evolução da cadeia produtiva. São Paulo: Atlas, 2009. RUIZ, Téo M. A autoprodução musical. São Paulo: Iluminuras, 2015. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.