Resumo

Título do Artigo

#FIQUEEMCASA: ANÁLISE DE SENTIMENTO DOS USUÁRIOS DO TWITTER EM RELAÇÃO A PANDEMIA DE COVID19 NO BRASIL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID19
Twitter
Análise de Sentimentos

Área

Administração Pública

Tema

O Covid-19 e a Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA
2 - Taylor Oliveira Fidelis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - varginha
3 - Clarissa Dourado Freire
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Engenharia de Produção
4 - Eduardo Almeida Soares
Lancaster University - School of Computing and Communications

Reumo

O avanço da pandemia do COVID-19 pelo mundo fez com que houvesse um aumento exponencial nas buscas sobre o tema na internet (GARCIA FILHO et al., 2020). Neste contexto, as mídias sociais, especialmente o TWITTER, são uma importante fonte de informação, possibilitando o acesso e compartilhamento instantâneo de conteúdos relativos à pandemia, mas também são meio de propagação de notícias falsas. Diante disso, monitorar o conteúdo gerado e compartilhado nas mídias sociais ajuda compreender a visão, perspectiva e expectativas da população em relação ao momento crítico atual (LANA et al., 2020).
Partindo da premissa da importância da geração de informações sobre o conteúdo e o sentimento da população brasileira acerca da pandemia de COVID-19, a principal questão norteadora deste trabalho é: qual é o sentimento dos usuários do Twitter com relação a pandemia de COVID19 no Brasil? Para responder à questão proposta, o objetivo geral deste trabalho é analisar o sentimento dos usuários do Twitter em relação a pandemia da Covid-19
Nos últimos anos, observou-se um aumento do interesse na utilização de dados de mídias sociais para o auxílio na formulação de políticas públicas. Atualmente, diversas pesquisas estão sendo desenvolvidas em relação a pandemia de COVID-19 (DELIZO et al., 2020, ALHAJJI et al., 2020). Os temas são variados, com destaque na busca por compreender a situação vivenciada sob a ótica da população, por meio da análise dos sentimentos dos usuários do Twitter em relação as ações de combate e prevenção da doença, como a adoção da quarentena e do distanciamento social (PASTOR, 2020).
A Análise de Sentimentos foi utilizada por meio do processamento de linguagem natural. Os dados do Twitter foram coletados no período de janeiro a julho de 2020. As hashtags Covid-19, FiqueEmCasa e suas variações foram utilizadas como recurso de busca e seleção dos tweets. A base de dados foi composta por 51.245 tweets. Por se tratar de uma análise em língua portuguesa, para esta etapa da pesquisa utilizou-se o pacote LexiconPT e o dicionário léxico SentiLex-PT02.
Os sentimentos positivos em relação a pandemia estão ligados a campanha “Fique em casa”. Ainda, palavras como “saúde”, “amigo”, “recuperar”, demonstram sinais de otimismo nas mensagens enviadas pelos usuários. Apesar disso, o sentimento negativo é predominante em todo período que o país vivenciou a pandemia de COVID-19, sendo possível notar uma forte ligação entre o tweets analisados e o cenário político brasileiro. Tal evidência apoia a necessidade de ações que mantenham o bem-estar mental da população neste momento de crise (HOLMES et al, 2020).
Os resultados demonstram que o Twitter pode ser uma potencial ferramenta a ser utilizada pela vigilância de surtos e epidemias, pois o conteúdo das mídias sociais pode ser usado para apoiar e aprimorar os sistemas de alerta. O estudo revelou uma relação entre as publicações do Twitter e o movimento de disseminação do novo coronovírus no Brasil. O sentimento negativo foi dominante em todo o período analisado denotando a preocupação da população em relação ao avanço da doença e as consequências por ele geradas.
Garcia Filho, C. et al.(2020) Buscas na internet sobre medidas de enfrentamento à COVID-19 no Brasil: descrição de pesquisas realizadas nos primeiros 100 dias de 2020. Epidemiol.Serv.Saúde, Brasília, v.29, n.3 Pastor, C. K., (2020) Sentiment Analysis of Filipinos and Effects of Extreme Community Quarantine Due to Coronavirus (COVID-19) Pandemic (April 13,2020). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3574385 . Lana, R. M. et al. (2020) Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, [S.l.], v. 36,n3