Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO EM SERVIÇOS: evidências a partir da percepção de estudantes de uma IFES
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Palavras Chave

Satisfação
Instituições Federais de Ensino Superior
Curso de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - C. Mergulhão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Acadêmico do Agreste (CAA)
2 - EMANUEL RODRIGUES AMORIM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC)
3 - Letícia Barbosa de Mélo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) UFPE-CAA

Reumo

Escolher uma profissão é um dos principais desafios de um indivíduo, principalmente por essa decisão concentrar-se na juventude. Um dos cursos de graduação mais escolhidos pelos jovens é o de Administração (QUEIROGA ET AL., 2007), estando na primeira posição na quantidade de alunos matriculados. Com o aumento da demanda e com incremento na oferta de vagas para alunos no Ensino Superior, as instituições passaram a ser avaliadas. Nesse contexto, a opinião do aluno é fundamental para compreender a satisfação dos mesmos em relação as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
A permanência das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), sejam elas públicas ou privadas, depende da qualidade dos serviços prestados e da satisfação de seus usuários. Observando a realidade no ambiente educacional, este estudo teve como objetivo investigar o nível de satisfação em relação à qualidade percebida e o serviço educacional prestado aos discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Campus do Agreste (UFPE – CAA), em relação aos atributos e estrutura das IFES e o Curso.
Explorar a importância da qualidade de serviços oferecidos pelas IFES é um passo necessário para analisar o sistema de ensino superior. Dessa forma, avaliar a satisfação dos alunos é uma forma de mensurar a qualidade dos serviços prestados, como também um diferencial não só no ganho de conhecimento para a IFES se destacar no meio competitivo, mas também como uma forma de impactar no bem-estar social. Algumas formas de avaliar a satisfação dos discentes é analisando a perspectiva dos mesmos em relação ao curso que estão fazendo, a imagem da IFES e a estrutura da mesma.
A presente pesquisa de abordagem quantitativa se caracteriza como descritiva-explicativa. A coleta de dados foi realizada de forma presencial e online através de questionário com os estudantes de Administração da UFPE-CAA. A amostra correspondeu a 21,40% dos 687 discentes matriculados. O instrumento foi composto por 35 itens que utilizaram escala Likert de cinco pontos e dividido em três grupos (IFES, Estrutura da IFES e Curso). A análise dos dados contou com estatística básica (média, mediana, moda). Adicionalmente, a amostra foi estratificada e aplicados testes de diferença de média.
Observou-se que os alunos têm boa imagem da instituição. A percepção geral é de que a estrutura do campus deixa a desejar, contudo quando se analisa o curso a média de aprovação é maior. Quando avaliado se os alunos que tinham Administração como primeira opção de curso, como esperado, foi observado satisfação maior do que os alunos que não escolherem este curso originalmente porém com médias muito próximas. Estratificando a amostra entre os alunos da manhã e noite verificou-se média de satisfação maior nos alunos da manhã.
A partir do que foi explanado, os resultados mediram o nível de satisfação dos discentes do curso de Administração da UFPE – CAA com o curso, a IFES e a estrutura da instituição. Viu-se que os discentes estão satisfeitos com o curso e insatisfeitos com a IFES e sua estrutura. É possível afirmar que atributos da imagem instituição e sua organização precisam de maior atenção por parte da IFES. É preciso criar um ambiente com clima favorável e suporte físico, onde o discente possa se sentir confortável, seguro e dispondo de recursos de apoio aos estudos.
MARQUES, S. C., Pereira, D, A. B., & Alves, N. J. (2010). Identificação dos principais fatores relacionados à infraestrutura universitária: uma análise em uma IES pública. Revistas Sociais e Humanas, 23(1), 91-103. PACHECO, I. J. D.; MESQUITA, J. M. C.; DIAS, A. T. Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 5-28, 2015. RODRIGUEZ, A. (2011). Fatores de permanência e evasão de discentes do ensino superior privado brasileiro – um estudo de caso. Caderno de Administração, 5(1), 1-21.