Resumo

Título do Artigo

Imagens do Empreendedorismo: Uso de Metáforas para a Pesquisa sobre o Fenômeno Empreendedor
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Empreendedor
Metáfora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Mozar Jose de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Ppga
2 - Alex Fernando Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social

Reumo

O conhecimento sobre metáforas vem sendo construído ao longo da história da humanidade. No campo da administração, o livro Imagens das Organizações, publicado em 1986 por Gareth Morgan, é considerado um marco histórico para os estudos sobre metáforas. Para Morgan (2010), as metáforas estão presentes em diferentes concepções ontológicas, teorias e conceitos veiculados por diferentes gêneros discursivos que são próprios da administração. Elas imprimem um modo de pensar e observar os fenômenos sociais, o que permite incluir a sua exploração particular no campo de estudos em empreendedorismo.
Neste artigo, apresentamos uma revisão não-sistemática da produção científica sobre metáforas aplicadas aos estudos do emprendedorismo. Trata-se de um trabalho teórico que busca explorar algumas possibilidades de utilização de metáforas para a pesquisa sobre o fenômeno empreendedor. Para tanto, procuramos particularizar, nesta leitura, as metáforas do empreendedorismo como processo, do empreendedorismo como prática, e do empreendedorismo como rede, assim como discutimos algumas implicações dessas metáforas para a pesquisa sobre o referido fenômeno.
Procuramos priorizar textos acadêmicos que expressassem metaforicamente a articulação entre elementos teóricos oriundos do campo do empreendedorismo. Além disso, partimos da premissa de que as metáforas de estão inseridas em uma ordem discursiva que potencializa a emergência destas e outras metáforas. Assim, a abordagem adotada neste artigo foi interpretativa ou hermenêutica, explorando um conjunto de artigos que incorporam discursivamente as três metáforas acima mencionadas que problematizam o empreendedorismo e emprestam ao leitor uma lente de análise para o entendimento deste fenômeno.
Na seção de discussão, procuramos explorar algumas metáforas sobre empreendedorismo e suas implicações. Trata-se de um movimento devidamente informado nas articulações teóricas anteriormente apresentadas sobre metáforas no âmbito das ciências humanas e sociais e dos estudos organizacionais, e sobre o círculo hermenêutico como trilha teórico-metodológica para a análise metafórica, que permitiu a delimitação das metáforas aqui caracterizadas como: empreendedorismo como processo; empreendedorismo como prática; e empreendedorismo como redes.
Concluímos que a análise metafórica do empreendedorismo permite a visualização de elementos intrínsecos à manifestação do fenômeno empreendedor em um modo mais compreensivo, denso, rico e aprofundado do que aquele vislumbrado por outras estratégias ontológicas, teóricas e metodológicas. Isso é possível em função do caráter reflexivo e crítico que cada metáfora pode assumir ao problematizar a ação empreendedora, particularizando entidades como o indivíduo empreendedor, a organização, e o contexto, por um lado, e construções como os processos, as práticas, e as redes, por outro.
Cornelissen, J. P., Kafouros, M., & Lock, A. R. (2005). Metaphorical images of organization: how organizational researchers develop and select organizational metaphors. Human Relations, 58(12), 1545-1578. Cruz, A. D., Hamilton, E., & Jack, S. L. (2020). Understanding entrepreneurial opportunities through metaphors. Entrepreneurship & Regional Development, in press. Lundmark, E., Krzeminska, A., Shepherd, D. A. (2019). Images of Entrepreneurship: Exploring root metaphors and Expanding upon them. Entrepreneurship Theory and Practice, 43(1), 138-170. Morgan, G. (2010). Imagens da organização.