Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RELATIVAS À INCLUSÃO LGBT NO MEIO CORPORATIVO, POR EMPRESAS BRASILEIRAS SIGNATÁRIAS DO STANDARDS OF CONDUCT FOR BUSINESS DA ONU
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Palavras Chave

LGBT
INCLUSÃO
ONU

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Rafael Vieira de Alencar
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito
2 - BEATRIZ DE ARAUJO REGIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Feaac

Reumo

Considerando o contexto de diversidade experimentado pela sociedade contemporânea, bem como a presença de grupos minoritários nas organizações, especialmente a população LGBT, destaca-se a iniciativa denominada Padrões de Conduta para Empresas (Standards of Conduct for Business), da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do estudo é verificar como e em que medida as empresas que aderiram à referida iniciativa internacional estão divulgando informações referentes aos Padrões de Conduta da ONU.
Para tanto, foi analisada a divulgação social de 28 empresas com sede no Brasil que aderiam à iniciativa Padrões de Conduta da ONU, fixando, como pressuposto, que as empresas signatárias dos padrões de conduta têm um alto nível de divulgação das informações sobre práticas implantadas voltadas à inclusão LGBT.
Ao se observar o contexto interno brasileiro, percebe-se que poucas empresas nacionais inserem a diversidade na pauta de sua agenda estratégica. Nesse sentido, evidencia-se a necessidade de que, cada vez mais, as empresas observem práticas de responsabilidade social, atendendo às exigências de um mercado que está progressivamente mais atento às expectativas da sociedade.
O estudo ressalta a importância da realização de investigações como essa que estuda a responsabilidade social das empresas e, em especial, as ações voltadas para a diversidade e redução das desigualdades, pois incentivam o aprimoramento e a efetividade de políticas voltadas para a inclusão de minorias.
As organizações que utilizam o modelo GRI, as sociedades por ações e as empresas do setor bancário apresentaram maior nível de divulgação. No entanto, observou-se, ainda, que o modelo mais completo contemporaneamente, a GRI, ainda possui deficiências quanto a indicares específicos para o público LGBT. Observou-se ainda que as informações relativas à inclusão LGBT mais divulgadas foram as referentes às operações com programas implementados para promover o engajamento da comunidade local, com foco LGBT. Por fim, nota-se que as informações sobre diversidade, principalmente LGBT, ainda são poucas.
O trabalho contribui por trazer para a academia brasileira a discussão sobre divulgação de informações acerca da Responsabilidade Social Empresarial, focada em aspectos relativos à inclusão LGBT e demonstra como as empresas estão desenvolvendo ações voltadas para diversidade. O estudo acrescenta conhecimentos sobre como o aumento da diversidade, com foco LGBT, é tratado nas instituições internacionais, como ONU e GRI. Por fim, contribui por fazer avançar o conhecimento pouco divulgado e analisado.