Resumo

Título do Artigo

DECISÕES DE INVESTIMENTO, EFICIÊNCIA DE MERCADO, VALORIZAÇÃO E LIQUIDEZ ACIONÁRIA: UM ESTUDO DE EVENTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Decisões de Investimento
Desempenho Acionário
Estudo de Evento

Área

Finanças

Tema

Decisões de Investimento

Autores

Nome
1 - Elisson Alberto Tavares Araújo
Banco do Brasil S.A. - SÃO PAULO
2 - GLEUCIR LEITE
FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE (FIBH) - Belo Horizonte

Reumo

As decisões de investimento tratam da alocação de recursos para atender ao objetivo central da teoria de finanças, de maximizar a riqueza dos acionistas. Por meio dessas decisões, os gestores buscam fazer escolhas estratégicas, para que a empresa aporte seus recursos em projetos que proporcionem rentabilidade superior ao custo de capital, possuindo conteúdo informacional relevante à precificação dos ativos pelo mercado bursátil. A expectativa dos acionistas acerca das alterações no retorno futuro refletirá no preço das ações da empresa, influenciando no do retorno e na liquidez dos títulos.
O problema de pesquisa foi o seguinte: como o mercado acionário reage à implantação de decisões de investimento de empresas de capital aberto de Minas Gerais, e se resulta na valorização e no aumento da liquidez acionária? Nessa seara, o objetivo foi identificar se a implementação de decisões de investimento de companhias com sede em Minas Gerais, acarretou eficiência informacional na forma semiforte, gerou valorização das ações para os acionistas e aumentou a liquidez no mercado.
A literatura utilizada que embasou o referencial teórico apoiou-se na teoria do investimento e decisão de investimento; Teoria ou hipótese de eficiência do mercado e sinalização de mercado; Assimetria informacional e conflitos de agência; Valorização acionária, além de uma compilação sobre estudos de evento anteriores, sejam no mercado estrangeiro ou doméstico, que estudaram sobre decisões de investimentos.
Trata-se de uma pesquisa empírico-descritivo, um estudo de evento, orientado à quantificação dos fenômenos, com a coleta e análise de dados numéricos, por meio de testes estatísticos. A técnica de pesquisa é ex post facto. Os dados são secundários, do tipo cross-section. As unidades de análise são companhias de Minas Gerais com ações negociadas na B3. As unidades de observação são as DFs, cotações e dados de negociações de suas ações. Foram testadas 5 hipóteses sobre eficiência de mercado, maximização da riqueza, quantidade de negociações, quantidade de títulos negociados e volume financeiro.
Em síntese, os resultados obtidos sinalizaram que: H1) a hipótese da eficiência de mercado (HEM) na forma semiforte não foi confirmada; H2) a hipótese de maximização da riqueza dos acionistas (HMRA) forneceu evidências estatísticas de ter ocorrido geração de valor; H3) corroborou-se que houve aumento na quantidade de negociações (QNegs); H4) confirmou-se que na maioria das janelas ocorreu expansão da quantidade de títulos (QTits) e; H5) que se detectou acréscimo do volume financeiro de negociações (Vol_Fin) em quase todos os períodos, exceto na janela de 21 dias.
A análise do comportamento dos preços das ações, em torno da implementação dos investimentos, não permitiu corroborar que o mercado apresentou a forma de eficiência semiforte para esse tipo de informação, mas, houve criação de valor aos acionistas, valorização e aumento da liquidez acionária, colaborando à melhora no perfil dos papéis, fomentando avanços na imagem das companhias perante o mercado. Ainda assim, os preços dos ativos estão expostos à inúmeras variáveis micro e macroeconômicas, e isso pode influenciar no comportamento da ações, distorcendo algumas respostas oriundas do mercado.
FAMA, E. F. Efficient capital markets: a review of theory and empirical work. The Journal of Finance, 25 (2), 383-417, May 1970. MACKINLAY, A. C. Event studies in economics and finance. Journal of Economic Literature. Pittsburgh, PA, 35 (1), 13-39, Mar. 1997. MODIGLIANI, F.; MILLER, M. H. The cost of capital, corporate finance and the theory of investiment. The American Economic Review, 48 (3), 261-97, June 1958. MYERS, S. C.; MAJLUF, N. S. Corporate financing and investment decisions when firms have information that investors do not have. Journal of Financial Economics, 13 (2), June 1984.