Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA ABORDAGEM EFFECTUATION NOS MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPREENDEDORES DO SETOR DE CAFETERIAS DE RECIFE/PE DURANTE O COVID-19
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Effectuation
Cafeterias

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Sílvio Luiz de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciência da Informação / Campus Recife/PE
2 - Elizabeth Regina Tscha
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - sede
3 - Gabriel Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAC
4 - Adriele Marques de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife

Reumo

Após a chegada da COVID-19, diversas medidas de controle e prevenção da doença foram tomadas pelas autoridades sanitárias em diferentes esferas administrativas com o intuito de reduzir as taxas de fatalidade, em Pernambuco as medidas de intervenção adotadas foram o distanciamento social (isolamento social) e o lockdown (quarentena). Tais medidas impactaram diretamente as atividades econômicas, com o setor de cafeterias que depende diretamente do giro proporcionado pela comercialização de produtos realizados nos estabelecimentos não foi diferente.
Setores como as cafeterias passaram mais de cem dias de portas fechadas em Recife/PE, contando com um ambiente de incerteza para a retomada das atividades presenciais. Tais modelos de negócio precisaram ser repensados para manter a sustentabilidade financeira, diante do exposto, a abordagem effectuation mostra-se aderente para momentos de crise. Assim, este manuscrito tem como objetivo analisar o impacto das medidas restritivas adotadas durante a pandemia no modelo de negócio das cafeterias situadas na cidade de Recife/PE, utilizando para síntese a abordagem effectuation.
A ação empreendedora é um fenômeno social que tem natureza coletiva (AMÂNCIO; VALLE; WILKINSON, 2007). Adequado para momentos de crise e incerteza como o vivenciado pelos empreendimentos em 2020, o effectuation é um modelo de decisão voltado para ação empreendedora criado pela professora Sara Sarasvathy (2001), surgiu de uma perspectiva centrada na expertise ou aspectos da experiência que estão relacionados com um desempenho elevado em domínios específicos, alguns deles tácitos e outros podendo ser aprendidos e ensinados.
A estratégia de pesquisa utilizada foi a de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa, este estudo caracteriza-se com tipologia investigatória exploratório-descritiva (MERRIAM, 1998). Para tanto, foram escolhidas três cafeterias localizadas na cidade de Recife/PE. A coleta de dados ocorreu no período de março a julho de 2020. Para o levantamento dos dados que serviram para construir o corpus, com base nos objetivos e no referencial teórico, foram utilizados: entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A análise do material coletado se deu por meio de análise de conteúdo.
Com o decreto estadual que definiu medidas restritivas para as atividades econômicas, as cafeterias foram diretamente impactadas. Com rigorosos protocolos sanitários de segurança, em 20 de julho, os estabelecimentos foram autorizados a reabrir, todavia, menos de 20% retomaram as atividades presencialmente. Os três casos analisados seguiram caminhos distintos, contudo, identificou-se a remodelagem dos negócios com o fortalecimento do digital, o desenvolvimento de parcerias para entrega e a importância da associação na tomada de decisão.
A realidade imposta pelo COVID-19 exige uma profunda reflexão, mudança de postura e de cultura para se trabalhar modelos mais abrangentes, tendo em vista que as tradicionais formas causais precisarão ser ressignificadas. A abordagem effectuation aporta junto ao empreendedor a capacidade de criar oportunidades e estruturar negócios na ausência de recursos. Somente por meio do relacionamento entre as empresas componentes da rede é que haverá fluxo de recursos, informações e múltiplas expectativas, que são os princípios norteadores de uma rede e da estratégia da coopetição.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. SARASVATHY, S. D. Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. Academy of Management Review. v.26, n.2, p.243-263, 2001. SARASVATHY, S. D. Entrepreneurship as a science of the artificial. Journal of Economic Psychology. v.24, n.2, p.203-220, 2003.