Resumo

Título do Artigo

Revisão sistemática sobre a definição de valor social no domínio do empreendedorismo social
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Palavras Chave

Valor social
Empreendedorismo social
Revisão Sistemática

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Rafaela Andrade Nascimento Chumbo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis - São Paulo

Reumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as definições encontradas no campo do empreendedorismo social sobre valor social. Além disso, analisar para quem tais definições foram atribuídas, se elas atendem ao fundador, ou ao investidor, ou consideram os clientes/beneficiários, ou conjuntamente todos esses interessados. Para tal fim, realizou-se uma revisão sistemática que permitiu mapear e avaliar a multiplicidade de estudo atual. e precisar uma pergunta de pesquisa que neste trabalho a pergunta é: Qual é a definição de valor social para o empreendedorismo social?
A pergunta de pesquisa deste estudo é: Qual é a definição de valor social para o empreendedorismo social? O objetivo centra-se em identificar e analisar as definições de valor social encontradas no campo do empreendedorismo social.
Cook, Mulrow e Haynes (1997) argumentam que as revisões sistemáticas são “investigações científicas que sintetizam resultados de outras investigações [...] usando estratégias que incluem uma pesquisa abrangente de artigos relevantes, na qual seus dados são sintetizados, avaliados e interpretados” (p. 376). Além disso, as “revisões sistemáticas ajudam manter os pesquisadores atualizados e “quando bem realizadas podem definir os limites do que é conhecido e do que não é conhecido e podem ajudar a evitar saber menos do que foi provado” (p. 378).
Ao retornar-se com a pergunta qual é a definição de valor social para o empreendedorismo social? Nota-se que alguns autores definiram valor social, contudo, há outros autores como Wood e Leighton (2010, p. 19) que enfatizam, “[...] não existe uma definição conceitual dominante sobre valor social”. Awuzie e McDermott (2016, p. 107) pontuam que “a criação de uma definição amplamente aceita, permanece ainda um desafio e suas várias definições dependem do domínio dentro do qual ele está sendo utilizado”, revelando, dessa maneira, sua natureza subjetiva (Wood & Leighton, 2010).
Percebe-se que a definição de valor social no campo do empreendedorismo social permanece em contínua discussão acadêmica. Todavia, valor social é o assunto de interesse desta pesquisa, porque considera-se crucial entender como esse termo é conceituado, visto que as organizações sociais que se estabelecem nesse domínio parecem assumir como missão a criação de valor social. Assim, vale destacar o entendimento de Dees (2001, p. 4) sobre a missão dos empreendedores sociais, são agentes que “adotam uma missão para criar e sustentar valor social (não apenas valor privado)” [...].
Altinay, L., Sigala, M., & Waligo, V. (2016). Social value creation through tourism enterprise. Tourism Management. V. 54, pp. 404-417. Kokko, S. (2018). Social entrepreneurship: creating social value when bridging holes. Social Enterprise Journal. Mulrow, C. D. (1994). Systematic Reviews-Rationale for Systematic Reviews. British Medical Journal – BMJ. Volume 309, pp. 597-599, September. Sigala, M. (2018). A market approach to social value co-creation: Findings and implications from “Mageires” the social restaurant. Marketing Theory, pp. 1–19.