Resumo

Título do Artigo

CONSUMO E CONSUMIDOR MINIMALISTAS: Um Estudo Exploratório
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Palavras Chave

Minimalismo
Cultura de Consumo
Grupo Focal

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Kelly Luiz dos Santos Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
2 - Alessandro Silva de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPCS
3 - Marcelo Oliveira Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
4 - Mozar Jose de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Ppga

Reumo

A sociedade contemporânea tem sido marcada pelo consumo em exacerbado (CHUCHU; MAZIRIRI; MOTOTO, 2020). Aqui, muitos indivíduos buscam, por meio do consumo, potencializar seu pertencimento social (MESSIAS et al., 2015). Com o objetivo de readequar suas práticas de consumo, algumas pessoas têm adotado estilos de vida alternativos (HAUSEN, 2019). Destaca-se nesta pesquisa, o minimalismo que é entendido como um estilo de vida alternativo, que sugere uma nova forma de consumo, pelo qual, indivíduos se preocupam com o impacto de seus hábitos de consumo nas esferas individual, coletiva e ambiental.
O objetivo deste estudo foi definido como explorar a percepção de consumidores sobre o consumo minimanista, enfatizando a natrureza do consumismo e minimalismo e a auto imagem que os consumidores têm de si mesmos.
O estudo se amparou na Teoria da Cultura do Consumo (TCC) que “é uma abordagem que considera o consumo e os padrões de consumo diferentes e, que são influenciados por fenômenos sociais e culturais e, não apenas por fenômenos psicológicos e econômicos” (TEIXEIRA; SHIGAKI, 2018, p. 68) para a interpretação dos dados. Adicionalmente, uma revisão de literatura sobre o minimalismo foi realizada, a fim de amparar as discussões dos resultados, tendo destaque os trabalhos de Negretto (2014), Pollak (2016) e Puls e Becker (2018).
Este é um estudo de abordagem qualitativa e caráter exploratório (RÉVILLION, 2015). Os dados foram coletados por meio de duas técnicas, a saber, grupo focal (LIAMPUTTONG, 2011) e depoimentos de consumidores minimalistas em grupos do Facebook (AZZARI; BAKER, 2020). Os dados fora analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
Dentre os principais resultados, observou-se que os consumidores minimalistas, reconhecem a necessidade da consciência da existência desse estilo de vida; o indivíduo minimalista se questiona constantemente sobre o que tem consumido e reflete sobre o impacto de seus hábitos; o minimalismo é tido como uma opção para aqueles que buscam liberdade e equilíbrio comportamentais. Finalmente, o consumidor minimalista o é, por uma questão de escolha consciente, que independe de sua condição financeira/econômica.
Após as análises realizadas, a partir dos dados obtidos por meio do grupo focal e de relatos de integrantes de grupos sobre minimalismo do Facebook, foi possível compreender que o minimalismo é um estilo de vida alternativo ao consumismo vigente. É importante salientar que o minimalismo não se opõe ao consumo em si, mas sim, ao consumo em excesso, entendido aqui e respaldado pelas falas dos integrantes do estudo, como consumismo.
CHUCHU, T; MAZIRIRI, E. T; MOTOTO, L. A Review of the Impact of Consumerism, Recycling and Pollution: Evidence from Southeast Asia: 1999 to 2019. Journal of Environmental Management and Tourism, v. 11, n. 41, p. 23-28, 2020. HAUSEN, J. E. Minimalist life orientations as a dialogical tool for happiness. British Journal of Guidance & Counselling, v. 47, n. 2, p. 168-179, 2019. POLLAK, A. Information seeking and use in the context of minimalist lifestyles. Journal of Documentation, v. 72, n. 6, p. 1228-1250, 2016.