Resumo

Título do Artigo

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS: um estudo exploratório sobre a seleção digital
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência Artificial
Seleção Digital
Recrutamento e Seleção

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Ianaira Barretto Souza Neves
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
2 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Pensar, planejar e avaliar os meios e tecnologias para busca de colaboradores é uma tarefa essencial para a organização, visto que o recrutamento e seleção configura-se como uma atividade extremamente estratégica. A Inteligência Artificial trouxe impacto significativo ao tornar o processo mais eficiente para recrutar, acompanhar, entrevistar candidatos, até mesmo para integrar novos funcionários. Mas o uso dessas tecnologias também impõe desafios de gestão, como por exemplo, o gerenciamento dos vieses inconscientes.
Este estudo aborda a temática da transformação digital na área de gestão de pessoas e, consequentemente, as exigências de práticas relacionadas à inovação nas organizações contemporâneas. Mais especificamente, pretende-se buscar responder a seguinte questão: quais são as implicações do uso da IA no processo de recrutamento e seleção de pessoas? O artigo, de caráter exploratório, portanto, se propõe a discutir contribuições e o papel da IA como tecnologia habilitadora de transformação no processo de recrutamento e a seleção digital de pessoas, assim como desafios de sua utilização.
O processo de R&S pode ser considerado como um dos subsistemas da Gestão de Pessoas e é responsável por trazer novas pessoas para a organização. Em direção à digitalização completa, com avanços em IA, a área caminha na análise de pessoas e aprimorando os métodos de resposta às complexidades de recrutamento e gerenciamento da força de trabalho. Uma das possibilidades de uso da IA é a aplicação da tecnologia de aprendizagem ou resolução de problemas que o computador pode fazer para os processos de R&S.
A tecnologia aumenta a experiência positiva dos recrutadores e dos candidatos e torna o processo geral de recrutamento mais eficiente para os dois lados, apresentando vantagens como a redução de custos e a maior velocidade do processo. Mas programas e algoritmos são passíveis de falhas, afinal são desenvolvidos por pessoas e, portanto, são sujeitos à erros na concepção e/ou codificação. Além disso, a análise algorítmica usa conjuntos de dados pré-estruturados de acordo com precedentes e padrões históricos da organização e, dessa maneira, já foram instruídos em algum direcionamento.
A IA é uma grande ferramenta na busca por vantagem competitiva, trazendo uma eficiência que pode suportar até mesmo profissionais seniores. Entretanto, é preciso não ignorar que as fontes dos dados que servem de base para as ferramentas são providas por pessoas e também que podem ocorrer vieses decorrentes das formulações das regras dos processos de análise e de aprendizagem, definidos por pessoas já imersas em práticas organizacionais que, por muitas vezes, já possuem um direcionamento implícito.
CAMMIO. (2019) Intelligent Hiring – The state of Artificial Intelligence in recruitment. GULLIFORD, F., DIXON, A. P. (2019) AI: the HR revolution. Strategic HR Review. HARVER. (2019) Benefits of Recruitment Tech & AI. Telling both sides of the story. LOPEZ, M. (2018) It's Time to Reinvent Your Human Resources Strategy and IBM Wants Watson to be Your Guide. MEISTER, J. (2017) The Future of Work: the Intersection of Artificial Intelligence and Human Resources. UPADHYAY, A. K., KHANDELWAL, K. (2018) Applying artificial intelligence: implications for recruitment. Strategic HR Review, Vol. 17.