Resumo

Título do Artigo

COMO JUSTIÇA É MENSURADA NA TEORIA DOS STAKEHOLDERS?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Justiça
Teoria dos Stakeholders
Estudos Empíricos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Italo Taumaturgo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus Cidade Universitária

Reumo

Em seus quase 40 anos de história, a Teoria dos Stakeholders vem ganhando adeptos tanto no campo teórico quanto prático. Embora tenha evoluído consideravelmente ao longo desses anos, as ideias e princípios que integram a Teoria dos Stakeholders ainda são alvos de críticas recorrentes. Avançar na discussão a respeito de temáticas relacionadas à Teoria dos Stakeholders, representa uma valorosa contribuição à teoria. Nesse estudo, identifica-se a temática da justiça como um importante assunto que reforça os principais argumentos da filosofia da gestão de stakeholders.
O presente estudo tem como objetivo ampliar a discussão da temática, buscando verificar como justiça vem sendo mensurada/analisada na Teoria dos Stakeholders. Busca, portanto, responder a seguinte questão: responder a seguinte questão: como a justiça é mensurada/analisada nos estudos empíricos que relacionam a temática da justiça à Teoria dos stakeholders?
Justiça é uma variável importante a ser considerada nesses estudos, porque trata de uma expectativa comum entre os stakeholders da organização (Bridoux & Stoelhorst, 2014). Todos os stakeholders desejam ser tratados de forma ética e justa (Crul & Zinkhan, 2008; Harrison et al., 2010). Segundo Klein (2008), os problemas das partes interessadas podem normalmente ser considerados problemas de justiça. Os gestores devem oferecer uma atenção especial à percepção de justiça dos stakeholders, visto que esta observação pode ser determinante para que o stakeholder decida cooperar ou punir a empresa.
A leitura aprofundada dos 13 artigos selecionados, buscou identificar a forma como os pesquisadores mensuraram a variável justiça. Essa análise detalhada em estudos empíricos que abordam a temática da justiça, fornece parâmetros para verificar o direcionamento dado a pesquisadores sobre esse tema, identificar as principais limitações e apontar caminhos futuros de pesquisa, permitindo o avanço dessa temática na Teoria dos Stakeholders. A maior parte dos estudos são de natureza quantitativa, utilizam a survey como instrumento de pesquisa e dão foco ao stakeholder funcionário.
Abordar a temática da justiça de uma forma estruturada, buscando enxergar a percepção dos stakeholders no relacionamento com a organização, pode representar uma contribuição ao avanço da Teoria dos Stakeholders. A presente pesquisa teve como objetivo verificar como a justiça é mensurada/analisada nos estudos empíricos que relacionam a temática da justiça à Teoria dos Stakeholders. A partir de uma amostra de 13 artigos empíricos que apresentaram um alto grau de relação entre a temática da justiça e a Teoria dos Stakeholders, foi possível constatar alguns elementos em comum.
Freeman, E. R. (1984). Strategic management: A stakeholder perspective. Pitman. Harrison, Jeffrey S., Phillips, R. A., & Freeman, R. E. (2019). On the 2019 Business Roundtable “Statement on the Purpose of a Corporation.” Journal of Management, XX(X), 1–15. https://doi.org/10.1177/0149206319892669 Phillips, R. A. (1997). Stakeholder Theory and A Principle of Fairness. Business Ethics Quarterly, 7(1), 51–66. https://doi.org/10.2307/3857232