Resumo

Título do Artigo

EMOTICONS NAS MENSAGENS DIGITAIS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Emoticons-Emoji
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ferramentas de TIC na Gestão de Negócios em Tempos de Crises como a COVID-19

Autores

Nome
1 - Leandro Luiz Tavolassi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Cidade Universitária
2 - Ana Cristina Limongi-França
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Larissa Silva
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - São Paulo
4 - Miriam Martin
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Cidade Universitaria - Butanta
5 - Renata Renda Robles
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Sao Paulo

Reumo

A Pandemia da COVID-19 mudou a forma de trabalhar. Algumas empresas iniciaram ou intensificaram a utilização do modelo de teletrabalho de seus profissionais. Esta mudança estimulou o aumento do uso da Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC). Os Emoticons, formato para expressar emoções, foi estudado por Novak, Smailović, Sluban, e Mozetič (2015) para criar um ranking de sentimentos. A comunicação interpessoal é um dos indicadores que impactam a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), o estudo busca analisar possíveis relações com o uso de Emoticons nas Mensagens Digitais.
O trabalho remoto e, consequentemente, maior uso da comunicação por meio eletrônico tem sido uma realidade devido a Pandemia da COVID-19. O afastamento social aumentou consideravelmente o número de troca de Mensagens Digitais com Emoticons, expressões que envolvem emoções e precursores dos Emojis. Este estudo busca conhecer as possíveis relações dos Emoticons nas Mensagens Digitais na percepção pessoal, no que se refere à compreensão, sentimento, afeto e atenção, na perspectiva organizacional, quanto à cultura, valores, práticas e imagens no clima e relacionamento interpessoal da QVT.
Emoticons são os precursores dos emojis. Pompeu e Sato (2015) relatam que os Emoticons foram desenvolvidos em plataformas dialógicas. Novak et al. (2015) criaram o ranking de sentimentos dos emojis, a partir da plataforma do twitter www.emojitraker.com com bilhões de registros em tempo real decorrentes de mensagens digitais. Durante o trabalho, a comunicação virtual de qualidade é crucial. É um forte indicador Qualidade de Vida no Trabalho definida como o conjunto de comportamentos, estilo de vida e recursos que melhoram o bem-estar e reduzem o mal-estar, nas diversas áreas das organizações.
O estudo é de natureza exploratória de abordagem quantitativa e busca analisar possíveis relações - no âmbito da análise descritiva e dos fatores estatísticos. A organização do estudo foi elaborada através da criação da matriz de amarração de Mazzon (2018). A coleta de dados foi realizada com a metodologia Survey, instrumentos mensuráveis por meio de um questionário de pesquisa estruturado elaborado pelos pesquisadores, único em corte transversal em uma amostra por conveniência. Os dados foram analisados aplicando-se métodos de estatística descritiva e análise fatorial exploratória.
A análise descritiva das 238 respostas identificou relação positiva dos Emoticons nas Mensagens Digitais, há satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho Boa ou Excelente (63,5%), com maioria de pós-graduados, dentre os respondentes 44% acham positivo utilizar Emoticons. Apenas 1,7% indicaram percepção negativa ao uso de Emoticons.Nota-se que a Pandemia Covid-19 influenciou os hábitos de uso de Emoticons em 20% dos participantes. Dentre os 10 Emoticons propostos os mais utilizados são positivos expressando alegria, felicidade e carinho. O Whatsapp é o mais frequente (54%) com Emoticons.
Os resultados desta pesquisa demonstram possíveis relações positivas entre o uso de mensagens digitais com Emoticons e a percepção pessoal de Qualidade de Vida no Trabalho especialmente entre pares. O uso de Emoticons nas Mensagens Digitais está incorporado às formas de comunicação da TIC numa parcela significativa dos participantes. Os objetivos foram atingidos mas não podem ser generalizados. Espera-se com esse estudo estimular o uso de Emoticons favorecendo o fortalecimento de vínculo e melhoria da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de Pandemia da COVID-19 e da Pós-Pandemia.
Ferreira, M. C., Alves, L., & Tostes, N. (2009). Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho no serviço público federal: o descompasso entre problemas e práticas gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mazzon, J. A. (2018). Using the methodological association matrix in marketing studies. Rev. Bras. de Marketing, 17(5), 747-770. Pompeu, B., & Sato, S. K. (2015). Iconoliteracia publicitária: a linguagem complexa dos emojis na propaganda brasileira. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação–Rio. Novak, P. K., Smailović, J., Sluban, B., & Mozetič, I. (2015). Sentiment of emojis. PloS one.