Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO EVOLUTIVO DE ALUNOS COTISTAS E NÃO COTISTAS: UM ESTUDO DE CASO PARA O IFRN CAMPUS NATAL-ZONA NORTE
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Palavras Chave

Cotas
IFRN
Desempenho Acadêmico

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - AUGUSTO SANTANA VERAS DE MEDEIROS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Natal-Zona Norte
2 - THIAGO VALENTIM MARQUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal - Zona Norte
3 - ANDRÉ LUIS CALADO ARAÚJO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - cnat

Reumo

A Lei Nº 12.711/2012 estabeleceu as cotas Instituições Federais. Contudo, as ações afirmativas já vinham sendo praticadas há tempos no Brasil, a exemplo do IFRN, que as adota desde 1978 (SKEETE, 2013). Apesar do longo tempo em que se adotam políticas de ações afirmativas no IFRN, a literatura produzida a respeito do tema é restrita (SILVA, 2016; ARAÚJO, 2019). Quanto aos estudos relativos ao tema em outras Instituições, o foco recai sobre alunos de graduação.
Diante da lacuna existente relativa a estudos acerca do tema das cotas no IFRN e, mais especificamente, sobre alunos do ensino técnico de nível médio, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa evolutiva entre os desempenhos dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, em função de seus perfis relativos às ações afirmativas.
Predominam na área os trabalhos comparativos de desempenho entre cotistas e não cotistas ao longo de seus cursos (BEZERRA; GURGEL, 2012; NASCIMENTO et al., 2016; PEIXOTO et al., 2016; MENDES JUNIOR, 2014; MIRANDA et al.; 2016; MIRANDA et al., 2020). Alguns apontaram não haver diferença (BEZERRA; GURGEL, 2012; CASTRO et al., 2015; MIRANDA et al.; 2016; NASCIMENTO et al., 2016; MIRANDA et al., 2020), ao passo que outros observaram resultados em sentido oposto (PEIXOTO et al., 2016; MENDES JUNIOR, 2014; NASCIMENTO et al., 2016; MIRANDA et al., 2020).
O método hipotético dedutivo foi utilizado para responder o objetivo desta pesquisa, dada a lacuna de conhecimento existente acerca do desempenho de cotistas e não cotistas em cursos técnicos de nível médio no IFRN. A pesquisa foi delineada como estudo de caso, uma vez que examinou em profundida e à exaustão a evolução acadêmica de alunos do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, desde o processo seletivo, até a conclusão os últimos anos de seus cursos. Foram formuladas hipóteses e realizadas inferências, portanto, o método estatístico foi utilizado (MARCONI e LAKATOS, 2003; GIL, 2008).
Foram encontradas diferenças significativas nos desempenhos medianos nas provas de Português e Matemática dos alunos, em desfavor dos cotistas. Este desempenho perdura ao longo de todo o curso de Eletrônica-Vespertino e em, em parte, também no de Comércio. No entanto, no curso de Informática, ela deixa de existir já no 1º ano do curso.
Os resultados obtidos causam esperança, na medida em que se constata ser possível nivelar o desempenho de alunos cotistas já a partir do 1º ano de curso. Ao mesmo tempo inquieta, quando se percebe que, na mesma Instituição, tal objetivo não foi alcançado para todos os alunos.
ARAÚJO, A. C. B.Reserva de vagas e desempenho acadêmico no IFRN: um estudo a partir dos coeficientes de rendimento. TCC(Licenciatura em Matemática). IFRN, Natal, 2019. SILVA, R. A.Inclusão social e permanência dos alunos advindos das políticas públicas no curso de licenciatura em matemática no IFRN-Campus Santa Cruz. In:II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, Anais[...] Campina Grande: II Cintedi. SKEETE, N. A.A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos. In: LÁZARO, A., TAVARES, L.(org.). Coleção estudos afirmativos. Rio de Janeiro: FLACSO, 201