Resumo

Título do Artigo

MODELAGEM DA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS UTILIZANDO TÉCNICAS DE DINÂMICA DE SISTEMAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Resíduos sólidos urbanos
Dinâmica de sistemas
Simulação

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - ITALO CAMPOS ARAÚJO
Instituto de Educação Tecnológica EIRELI (IETEC) - Belo Horizonte
2 - Ronaldo Lamounier Locatelli
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Curso de Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são gerados a partir de atividades domésticas, comerciais e institucionais. A gestão dos RSU geralmente é o único serviço que se enquadra completamente no âmbito do governo local. O comportamento na geração de RSU das cidades possui diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. A gestão de RSU é estudada neste trabalho como um problema de Dinâmica de Sistemas, uma vez que as situações e as variáveis envolvidas mudarão ao longo do tempo.
Os problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) têm sido um grande desafio para a cidade de Belo Horizonte. O município coleta em média 2.300 toneladas de RSU por dia e apenas 3,5% é encaminhado para reciclagem, deixando de gerar receitas e elevando os gastos com a aterragem. A má gestão e o descarte inadequado podem causar impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo fazer previsões sobre a quantidade de resíduos, revelar relações causais entre os fatores do gerenciamento de RSU e apresentar os benefícios econômicos do seu tratamento.
A Dinâmica de Sistemas (DS) pode acomodar os laços internos de feedback e os atrasos de tempo, como os necessários ao prever a geração e o tratamento de RSU. Forrester (1969) explica que a DS lida com ciclos de retroalimentação interna e atrasos que afetam o comportamento do sistema como um todo. Este estudo apresenta uma abordagem de DS baseado no fluxo de resíduos proposto por Rong (2004), a fim de identificar soluções para o melhor gerenciamento dos RSU de Belo Horizonte.
A metodologia de pesquisa adotada para o desenvolvimento do modelo computacional foi baseada no fluxo de resíduos proposto por Rong (2004). Foram realizados o levantamento bibliográfico e entrevistas com gestores da área de RSU, sendo possível caracterizar e estruturar o problema. O modelo foi validado por meio de um cuidadoso projeto experimental, a partir das análises de dados históricos relativos ao último censo demográfico realizado pelo IBGE (2010), dados dos relatórios da ABRELPE, Fundação Getúlio Vargas, Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte.
A abordagem de apoio à decisão deste trabalho permite simular as consequências de diferentes planos alternativos para o tratamento e disposição final de resíduos sob vários cenários. Foram elaborados quatro cenários que representaram diferentes condições de tratamento e geração dos RSU. A partir do fluxo de RSU, encontrado em cada cenário, foi possível avaliar economicamente a proposta de implantação de uma UTC em conjunto com um aterro sanitário. Entretanto, o sucesso depende da correta adequação para o cenário normativo proposto.
Constatou-se que os investimentos para implantação de um empreendimento de grande porte são elevados e nem sempre são recuperados. Em vista disso, sugere-se parceria público-privada e também a participação ativa do poder público e da sociedade, mediante politicas públicas robustas que apresentem garantias de continuidade da operação do sistema a ser implantado. O sucesso depende da correta adequação para o cenário normativo proposto. Dessa forma, os benefícios com a implantação de uma UTC irão além dos valores econômicos, compreendendo também, as esferas sociais, ambientais e legais.
FORRESTER, J. W.Urban Dynamics. 1st. ed. [S.l.]: MIT Press, 1969. 285 p. RONG, L.Using system dynamics in decision support for sustainable waste management.Dissertac ̧ ̃ao (Mestrado) — National University Of Singapore, 2004.