Resumo

Título do Artigo

Divulgação de inovação e assimetria de informação nas empresas de capital aberto do Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Divulgação da inovação
Assimetria de informação
Probabilidade de negociação informada

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Renata Braga Berenguer de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Joséte Florêncio dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD e MPA

Reumo

A inovação é uma atividade relevante para o desenvolvimento econômico ao contribuir para o desenvolvimento de novas soluções. Contudo, as decisões de inovação não podem ser consideradas como decisões triviais, uma vez que suas características, como a intangibilidade, e ausência de garantias podem repelir o interesse dos investidores, e elevar a assimetria de informação. Por outro lado, à medida que as empresas divulgam informações sobre as inovações desenvolvidas podem aumentar a confiança do investidor e reduzir a assimetria de informação.
O estudo buscou analisar as estratégias de divulgação da inovação realizada pelas companhias brasileiras de capital aberto e verificar seus impactos sobre a assimetria de informação.
Estudos desenvolvidos por Diamond e Verrecchia (1991) e Leuz e Verrecchia (2000) vem demonstrando que a divulgação de informações pode contribuir para a redução da assimetria da informação, e consequentemente, redução no custo de capital. Mais especificamente, Hopenhayn e Squintani (2015) e Hsu e Huh (2016) demonstram que as divulgações de inovações também contribuem para a redução da assimetria, contudo, tais estudos se baseiam na análise das patentes, e não analisam as estratégias de inovação e a qualidade das informações disseminadas.
As estratégias de divulgação da inovação foi avaliada pela análise de conteúdo em 71 relatórios anuais emitidos por companhias brasileiras negociadas na B3. Identificaram-se seis categorias de análise: Estratégia focada em inovação, Objetivos da inovação, Alianças realizadas, Planejamento financeiro da inovação, Resultados da inovação, e Prêmios obtidos. A assimetria de informação foi mensurada pela probabilidade de informação privilegiada. Os impactos das estratégias de divulgação de inovação sobre a assimetria de informação foi analisada por meio de equações estruturais bayesiana.
Os resultados demonstram que a divulgação de informações referentes à estratégia de inovação desempenhada pela empresa, as alianças realizadas, o planejamento financeiro para desenvolvimento da inovação, e os prêmios obtidos pelas inovações empreendidas contribuem para a redução da assimetria de informação. Por outro lado, os resultados indicam que a divulgação dos objetivos da inovação pode aumentar a assimetria.
De maneira geral, os resultados alcançados corroboram com a literatura, indicando que as estratégias de divulgação de inovação desempenhadas pelas firmas podem contribuir para redução da assimetria e para a resolução do problema de agência. Contudo, o estudo também salienta que a divulgação de algumas informações, como os objetivos, pode contribuir para o aumento da assimetria, uma vez que podem ser utilizadas para obter vantagens oportunistas.
Diamond, D. W., & Verrecchia, R. E. (1991). Disclosure, liquidity, and the cost of capital. The Journal of Finance, 46(4), 1325-1359. https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.1991.tb04620.x Leuz, C. L., & Verrecchia, R. E. (2000). The economic consequences of increased disclosure. Journal of Accounting Research, 38(1), 91-124. Hopenhayn, H. A., & Squintani, F. (2015). Patent rights and innovation disclosure. The Review of Economic Studies, 83(1), 199-230. https://doi.org/10.1093/restud/rdv030