Resumo

Título do Artigo

SMART CITIES E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: é possível entrelaçar caminhos?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Smart Cities
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Análise bibliométrica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - STEPHANIE FREIRE BRITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CH
2 - Maria de Fátima Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015 levou pesquisadores de vários países a estudar as Smart Cities e como sua abordagem favorece o cumprimento desses objetivos. A base teórica defende que as Smart Cities têm a capacidade de favorecer práticas sustentáveis, porque sua base tecnológica serve de suporte para otimizar várias atividades próprias de uma cidade.
Usando uma combinação de análise bibliométrica e revisão sistemática, este trabalho propõe responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) Quais os principais temas, autores, redes de co-autoria, periódicos, universidades e países desse campo de pesquisa? b) Como as publicações sobre Smart Cities para alcance dos ODS são classificadas? O objetivo do artigo é evidenciar o vínculo entre as práticas das Smart Cities como ferramentas de alcance dos ODS através das redes de pesquisa construídas na literatura entre os anos de 2015 a 2020.
O estudo conta com o embasamento teórico relacionando o vínculo entre a temática das Smart Cities e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que aborda o potencial dos modelos de smart cities como possível caminho para alcançar maiores níveis de sustentabilidade nas atividades dos centros urbanos. A seção demonstra o estreito vínculo entre a implantação das tecnologias inovadoras ao planejamento urbano e como a sua implementação bem sucedida pode vir a colaborar com o alcançe dos objetivos e metas dos ODS.
Os resultados demonstraram uma tendência crescente na publicação de pesquisas envolvendo Smart Cities e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente nos últimos dois anos, por ser um campo de estudo recente. Os artigos mais relevantes da rede vinculam os dois temas, provando a relevância do escopo da pesquisa, as instituições e revistas mais citadas demonstram a distribuição equilibrada dos estudos no escopo mundial e as redes de co-autoria entre autores e países pontuam como essa distribuição ocorre.
Com o objetivo de investigar quais os percursos e tendências que este campo científico apresenta, utilizou-se uma análise bibliométrica, com artigos indexados na Web of Science, entre os anos de 2015 a Maio de 2020. Os trabalhos encontrados discutem principalmente sobre o vínculo entre os temas na teoria e na prática. Os dados dos artigos encontrados foram processados pelo software VOSViewer e evidenciaram uma rede de estudos transversais e de múltiplos enfoques sobre o tema, que apresenta tendência crescente e diversas possibilidades de pesquisa.
Caragliu, A., Del Bo, C., Nijkamp, P., (2011) Smart Cities in Europe. Journal of Urban Technology 18 (2) 65-82. Lee, J., & Lee, H. (2014). Developing and validating a citizen-centric typology for smart city services. Government Information Quarterly, 31, S93-S105. Nações Unidas. Objetivos de desenvolvimento sustentável. (2018). Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/sdgs (acessado em Junho de 2020).Van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84, 523–538.