Resumo

Título do Artigo

MÍDIAS SOCIAIS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO: proposta de modelo de análise
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Palavras Chave

Governo Eletrônico
Teoria da Estruturação Adaptativa
Design Science Research

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração (NPGA)
2 - Miguel Mira da Silva
Universidade de Lisboa - IST
3 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O setor público tem se beneficiado de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mediadas pela internet, inclusive das mídias sociais, a exemplo do Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e blogs em geral, o que tem alterado profundamente os modos de relacionamento entre os cidadãos e a administração pública ((AURYLAITÉ, 2017; BONSON; ROYO; RATKAI, 2015, 2017; CUNHA; MIRANDA, 2013; DINIZ et al., 2009; INTERNET SOCIETY, 2017; LENHARD, 2016; MERGEL, 2010) constituindo-se na quinta onda de adoção de TIC no governo (ZHANG; XIAO, 2017).
A observação direta indica que as mídias sociais catalisam a transformação digital no setor público na medida em que modificam não só a forma de comunicação com os cidadãos, mas, também, demandam reorganização de processos de trabalho que resultem em maior agilidade na prestação de serviços. Neste cenário, os municípios se apresentam como um lócus privilegiado para identificação e compreensão do uso de mídias sociais pelo setor público, uma vez que se constituem no nível de governo mais próximo da população (local government).
Muito embora a articulação entre os conceitos identificados nos trabalhos de Schmidt, Walczuch e Ruyter (2008), Shiel, Violanti e Slusarski (2011) e Orbunde (2017) permita a visão geral do processo de transformação digital desencadeado pelo uso de mídias sociais, não foi identificado na literatura disponível modelos de aplicação prática para o estudo do uso de mídias sociais no setor público, em especial pelos governos locais, sendo este o problema em questão.
Considerando que não foram identificados modelos de aplicação prática para o estudo do uso de mídias sociais no setor público, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de análise que permita compreender o uso das mídias sociais pela administração pública municipal, destacando o processo de transformação digital, a partir da Teoria da Estruturação Adaptativa.
A articulação entre os conceitos de Mídias Sociais; Características Estruturais e Espírito da Tecnologia; Recurso, Tarefa, Interação Social, Estruturas Transitórias e Estruturas Institucionalizadas, permitiu a elaboração de um artefato (modelo de análise) que considera Fontes de Estrutura, Transformação e Novas Estruturas como um processo recursivo do uso das mídias sociais pela administração pública em conformidade com as premissas da Teoria da Estruturação Adaptativa.
Considerando que a utilização de mídias sociais pelo setor público encontra-se no plano das experimentações (BONSON; ROYO; RATKAI, 2015; ROTHBERG; DA SILVA VALENÇA, 2014) a realização de estudos que busquem compreender as questões organizacionais relativas ao uso de tais tecnologias torna-se interessante para a área de Administração da Informação, bem como para a área de Administração Pública, contribuindo para elevar a eficiência, eficácia e efetividade na utilização de tecnologias digitais.