Resumo

Título do Artigo

EMPLOYER BRANDING COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA
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Palavras Chave

Marca Empregadora
Atração e Retenção
Vantagem Competitiva

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Monique de Paula Nunes da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - SBC
2 - Maria Laura Ferranty MacLennan
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - São Paulo
3 - Angela Christina Lucas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
4 - MARCELO LUIZ DIAS DA SILVA GABRIEL
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA (UNIB) - Programa de Mestrado Profissional em Administração

Reumo

A entrada do jovem no mercado de trabalho tem sido uma constante preocupação dos profissionais da área de Recursos Humanos, tanto pela dificuldade de gestão das diferenças geracionais dentro de uma mesma empresa quanto pela necessidade de entendimento das características e expectativas desse jovem (CORDEIRO, 2012). Nesse sentido, este estudo avança além do entendimento do employer branding na atração de talentos, combinando os seus efeitos com a retenção de modo a se identificar os aspectos do employer branding que contribuem à vantagem competitiva das empresas.
O presente estudo tem como intuito responder à pergunta: “o investimento em Employer Branding exerce influência na geração da vantagem competitiva das organizações?” A compreensão das perspectivas dos entrevistados poderá contribuir na construção de uma marca levando em consideração os anseios atuais dos jovens entrevistados, além de contribuir com ações de atração e retenção para esse público e com as ações destinadas aos programas de estágio e trainees. A abordagem é pertinente dada à carência na identificação dos fatores do Employer Branding que impactam na obtenção de vantagem competitiva
O Employer Branding é o processo de construção e promoção de uma imagem única, positiva e atrativa como empregador para funcionários potenciais e atuais (BACKHAUS. TIKOO, 2004; BACKHAUS, 2016). O objetivo do processo de Employer Branding seria então, criar uma diferenciação (vantagem competitiva) do empregador no mercado de trabalho, como uma ferramenta estratégica de atração de talentos, enquanto busca a retenção dos empregados por meio de um senso de unidade com a marca (CHHABRA; SHARMA, 2014; BACKHAUS, 2016).
Para responder a pergunta de pesquisa do trabalho foi realizada uma pesquisa abrangendo estudantes universitários por meio de formulários onde avaliaram fatores relacionados a atratividade, retenção e vantagem competitiva. Foram formuladas hipóteses relacionando os construtos e optou-se por um delineamento de pesquisa quantitativo. Para análise dos dados utilizou-se a modelagem de equações estruturais baseada em variâncias (PLS-SEM) com o uso do software SmartPLS 2.0. O instrumento validado foi traduzido e aplicado.
O Valor de Aplicação (VA) e o Valor de Desenvolvimento (VD), além do impacto da retenção na vantagem competitiva pela empresa foram os itens que se mostraram significantes. O VA aborda a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, enquanto o VD possibilita o desenvolvimento de competências pelo colaborador e a valorização do capital humano da organização. Como o levantamento foi realizado com universitários é latente a necessidade de se desenvolverem e aplicarem os conhecimentos em prol de crescimento, uma organização que propicia este ambiente tende a reter seus talentos.
Nesta pesquisa, buscou-se determinar quais as variáveis do employer branding observadas na atração e retenção de colaboradores que influenciam na aquisição de vantagem competitiva pelas empresas. A retenção dos talentos se mostra como essencial no relacionamento entre o employer branding e a obtenção de vantagem competitiva pelas organizações. O valor da aplicação e o valor de desenvolvimento impactam positivamente na retenção e obtenção de vantagem competitiva.
BACKHAUS, Kristin. Employer branding revisited. Organization Management Journal, v. 13, n. 4, p. 193-201, 2016. BACKHAUS, Kristin; TIKOO, Surinder. Conceptualizing and researching employer branding. Career Development International, v. 9, n. 5, p. 501-517. May. 2004. CHHABRA, Neeti Leekha; SHARMA, Sanjeev. Employer branding: strategy for improving employer attractiveness. International Journal of Organizational Analysis, 2014.