Resumo

Título do Artigo

As relações entre identidade social e paixão empreendedora
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Identidade Social Empreendedora
Paixão Empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Thomaz Novais Rocha
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Doutorado em Administração de Empresas (CDAE)
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Marcus Alexandre Yshikawa Salusse
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Itapeva

Reumo

Fauchart e Gruber (2011) incorporaram os conceitos da Teoria da Identidade Social de Tajfel (1972) dentro dos estudos em empreendedorismo, focando em como as identidades sociais dos empreendedores afetam a criação de empresas em diversas maneiras e examinando como estas afetam os comportamentos e ações relacionados aos seus negócios. Nesse contexto, a paixão tem grande importância para o negócio, uma vez que ela garante que empreendedores invistam esforço e tempo suficientes nas suas ações relacionadas ao empreendimento (Drnovsek et al., 2009).
Reconhecendo a identidade social como preditora de ações e comportamentos empreendedores (Fauchart & Gruber, 2011), é esperado que a paixão empreendedora (Cardon et al., 2009) seja influenciada pela identidade social empreendedora, uma vez que a paixão vem de sentimentos que possuem significado para a identidade dos indivíduos (Cardon et al., 2013). Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar os efeitos da identidade social empreendedora na paixão empreendedora, observando a influência de cada uma das três identidades sociais nessa relação.
O estudo Fauchart e Gruber (2011) traz três tipos de identidade social de fundadores de empresas: (1) darwinianos, (2) missionários e (3) comunitários. Dentro desse espectro, os autores apresentam também os híbridos, que combinam elementos dos tipos “puros”. A definição desses conceitos é mensurada por meio de três dimensões relacionadas à motivações, autoavaliação e quadros de referencia. Cardon et al. (2009) definem paixão empreendedora como sentimentos intensos positivos resultantes do engajamento em atividades empreendedoras que tenham significado e valor para a identidade do indivíduo.
Este trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa, com o uso de surveys. Empreendedores de Fortaleza e São Paulo responderam o instrumento de coleta de dados. Duas escalas foram utilizadas: a primeira é a de dentidade social de empreendedores, de Sieger et al. (2016). A segunda foi a de paixão empreendedora, de Cardon et al. (2009). O questionário teve 127 respondentes. Para serem testadas as hipóteses, o método de modelagem de equações estruturais foi usado, com a utilização da técnica Partial Least Squares (PLS), por meio do software SmartPLS 3.
Os resultados mostram que a identidade social darwiniana possui relação com a paixão por fundar, paixão por inventar e paixão por desenvolver, o que caracteriza um forte engajamento desse tipo com as ações vinculadas aos seus empreendimentos. A identidade social missionária não possui relação com a paixão por fundar e a identidade social comunitária não apresenta relação com nenhuma das paixões empreendedoras.
Os achados do trabalho demonstram as diferentes nuances entre as identidades sociais empreendedoras e os sentimentos envolvidos nas atividades empreendedoras e as dinâmicas existentes nesse processo. O trabalho responde aos caminhos de pesquisa sugeridos por Sieger et al. (2016), além de ampliar o conceito de identidade social empreendedora no contexto de países emergentes.
Cardon, M. S., Wincent, J., Singh, J., & Drnovsek, M. (2009). The nature and experience of entrepreneurial passion. Academy of Management Review, 34(3), 511-532. Cardon, M. S., Gregoire, D. A., Stevens, C. E., & Patel, P. C. (2013). Measuring entrepreneurial passion: Conceptual foundations and scale validation. Journal of Business Venturing, 28(3), 373-396. Fauchart, E., & Gruber, M. (2011). Darwinians, Communitarians, and Missionaries: The Role of Founder Identity in Entrepreneurship. Academy of Management Journal,54(5), 935-957. doi:10.5465/amj.2009.0211.