Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS PROJETOS PÚBLICOS DAS PREFEITURAS DOS MUNICÍPIOS MINEIROS DE ITUTINGA, SANTA CRUZ DE MINAS E TIRADENTES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Projetos Públicos
Gerenciamento
Maturidade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Magaly Paranhos Reis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - CTAN
2 - Paulo Henrique de Lima Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - DECAC - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis

Reumo

Os projetos públicos objetivam fornecer bens e serviços que possam aumentar o bem-estar da sociedade (BIAZON et al., 2013). Entretanto, muitos projetos públicos brasileiros são mal elaborados, exigindo-se durante sua execução alguns aditivos de alteração de preços que acabam encarecendo exageradamente os custos de finalização dos projetos.Além disso, os pequenos municípios sofrem ainda grandes dificuldades devido ao seu pequeno porte, o que dificulta o acesso aos recursos necessários para fazer um bom gerenciamento de projetos. Minas Gerais tem 853 municípios, a maioria muito pequena.
Como tem se desenvolvido a gestão dos diferentes projetos públicos em pequenos municípios no Estado de Minas Gerais?O objetivo geral desse estudo foi analisar a maturidade de gerenciamento em projetos públicos dos municípios mineiros Itutinga, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Para tanto, foi feito um levantamento dos projetos públicos existentes nesses municípios, identificando como eles vêm sendo gerenciados, considerando os níveis de maturidade e fazendo-se uma análise crítica quanto à eficiência e eficácia na condução desses projetos.
Projetos públicos, de acordo com Gasik (2016b), são projetos executados pela administração pública, contam com a participação da administração pública, ou ainda que utilizam os recursos públicos. Gerenciamento de projetos é um campo de prática, uma aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas socialmente construídos entre os participantes, cujo objetivo é planejar, monitorar e controlar as ações do projeto e racionalização dos recursos e Maturidade na gestão de projetos é a capacidade de a organização atingir o máximo seu desenvolvimento (SILVA JÚNIOR, 2012; Campos, 2019)
A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. Para analisar os projetos públicos desses municípios, a pesquisa baseou-se na aplicação do questionário setorial referente ao Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos – MMGP desenvolvido por Prado (2015). Entrou-se em contato com as prefeituras das cidades selecionadas por e-mail ou telefone para realizar o levantamento dos projetos públicos realizados ou em andamento e o contato dos responsáveis pelo desenvolvimento e gerenciamento desse(s) projeto(s) para a aplicação da pesquisa de maturidade.
O setor de projetos da prefeitura de Itutinga ficou o menor valor de maturidade com 1,58, muito fraco, o que significa que atrasos, custos, mudanças de escopo, não execução dos benefícios pretendidos e a insatisfação dos clientes podem ser comuns nos projetos executados. Santa Cruz de Minas e Tiradentes 3,2 e 3,23, respectivamente, regular, o que significa que podem atingir maiores índices de sucesso na gestão, com projetos com maior previsibilidade, porém algumas anomalias em prazos, custo, qualidade e escopo ainda ocorrem.
Recomenda-se que os projetos públicos sejam mais transparentes para que a população possa verifica-los e cobrar por informações dos responsáveis. O cidadão deveria começar a criar o hábito de questionar projetos que duram mais que o previsto, que excedem o que deveria custar e que não atendem integralmente o que foi prometido. As organizações públicas precisam e devem continuar investido em Gestão de Projetos, principalmente a prefeitura de Itutinga, seja através de treinamentos, consultorias, parcerias com universidades ou outros órgãos.
GASIK, S. Are public projects different than projects in other sectors? Preliminary results of empirical research. Conference on ENTERprise Information Systems / International Conference on Project MANagement / Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, CENTERIS / ProjMAN / HCist 2016, October 5-7, 2016. Procedia Computer Science 100 (2016a) 399 – 406 PRADO, D. Maturidade em gerenciamento de projetos. 3. ed. Nova Lima: FALCONI Editora, 2015. PRADO, D.; ARCHIBALD, R. Pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos: relatório geral - 2017.